Nesta segunda-feira (20), o F3 Notícias publicou vídeo e imagem de caminhão-tanque da Sabesp sendo lavado com mangueira em lava-jato que fica próximo a Coca-cola, em Franca. Por conta do período de escassez hídrica, a lavagem de veículos está recomendada para ser evitada para que não ocorra despedício. Conforme a Sabesp, em resposta ao caso, essa lavagem nos caminhões precisam ser feitas por questões higiênicas.
O caminhão-tanque que passava por limpeza transporta água potável. “A Sabesp informa que o caminhão-tanque passava por lavagem no momento, sendo a água mostrada utilizada neste processo. O veículo estava vazio. A lavagem de caminhões-tanque é necessária por questões higiênicas, já que eles são utilizados para o transporte de água potável e atendem, entre outros, pontos de saúde (como hospitais e postos de saúde)”, justificou a empresa estatal.
De acordo também com a Sabesp, internamente a companhia pratica políticas que promovem o uso consciente de água e combate o desperdício. “A Sabesp adota uma política de uso consciente da água e combate ao desperdício, com instalações internas com dispositivos de controle do uso, como torneiras de aproximação, válvulas de descargas com caixas acopladas, dentre outros”, informou, em nota.
A empresa foi questionada se pelo fato do rodízio existente em Franca restringir o uso de água aos consumidores, a conta pode passar por readequação para redução do valor pago mensalmente. Não houve detalhamento com relação a essa pergunta.
Essas são as orientações que a Sabesp repassa aos clientes para redução no uso de água:
- Tome banhos rápidos;
- Evite lavar carro, calçadas e o quintal;
- Feche a torneira ao ensaboar a louça, escovar os dentes e lavar as mãos
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.