O Ministério Público Estadual destinou para o Fundo Municipal de Saúde de Franca R$ 250 mil. Esse recurso é para combate à pandemia do novo coronavírus. O dinheiro foi arrecadado por meio de recursos de multas, Termos de Ajustamento de Condutas e acordos nas áreas criminal e cível.
Desde 26 de março, o procurador-geral de Justiça Gianpaolo Smanio e a corregedora-geral do Ministério Público de São Paulo Tereza Exner orientaram os promotores a requerer ao Poder Judiciário o direcionamento de recursos provenientes de cumprimento de pena de prestação pecuniária para ações na área de saúde. Há uma resolução prevendo essa medida.
“Em resolução conjunta, o procurador-geral de Justiça e a corregedora-geral do MPSP orientam os promotores a, respeitada a independência funcional e observadas as peculiaridades do caso concreto, requerer ao Poder Judiciário o redirecionamento da destinação dos recursos provenientes do cumprimento de pena de prestação pecuniária, transação penal e suspensão condicional do processo nas ações criminais para os fundos de saúde, notadamente o fundo municipal de saúde, priorizando a aquisição de materiais e equipamentos médico-hospitalares necessários ao combate da pandemia da covid–19″, informou nota oficial do Ministério Público Estadual.
A partir do depósito na conta do Fundo Municipal, a Prefeitura pode fazer a destinação dos recursos para ações de combate ao novo coronavírus. No Senado, também houve aprovação recente de projeto de lei que permite a municípios a utilização de verba do Fundo Municipal de Saúde e uma maior flexibilização do empenho desses recursos.
*Como a quarentena está atingindo sua rotina? Desemprego, problemas sociais, está lidando bem? Mande seu comentário, faça uma sugestão ou envie uma foto que representa esse período para você no Whatsapp do F3 Notícias, clique aqui.
Curta nossa página no Facebook e no Instagram!