O Ministério Público Estadual confirmou que conduz dois procedimentos para averiguar possíveis irregularidades na vacinação contra a covid-19 em Franca.
Um deles está tramitando na 3ª Promotoria de Justiça Cível de Franca, com procedimento preparatório de inquérito civil. Existe uma outra ação com procedimento administrativo de acompanhamento em trâmite na Promotoria de Justiça de Guará.
Apesar desse procedimento estar em Guará, há um trabalho conjunto com promotores de justiça que atuam na área da saúde pública das Promotorias de Justiça abrangidas pela área territorial do Departamento Regional de Saúde VIII, que é de Franca.
O órgão fiscalizador não deu mais detalhes sobre o andamento dessas apurações porque estão em fase inicial. Desde terça-feira (27) há questionamento sobre um possível fura-fila envolvendo quase 1 mil pessoas na cidade. A Prefeitura de Franca instaurou sindicância para apurar possível irregularidade.
“A análise deverá observar se as pessoas foram vacinadas, considerando os critérios do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde. O relatório final deverá analisar se houve pessoas vacinadas que não preencheram os critérios, como também se há relação de parentesco destes com servidores públicos”, especificou o decreto nº 11.250, de 27 de abril de 2021, que determinou a abertura da sindicância.
A cidade está entre as piores em taxa de aplicação da primeira dose. Ocupa até agora a posição de número 442, entre 645 municípios. Nessa estatística feita pelo Estado, a Prefeitura conseguiu aplicar a primeira dose em 14,3% da população, que é de 355.901 habitantes. A cidade que mais aplicou a primeira dose em São Paulo é Serrana (65,1% da população) e em segundo lugar aparece Turmalina, com 34,8%.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055