Um morador da região do Jardim Santa Mônica flagrou um empresário jogando quatro sacos fechados de retalhos de couro no km 11 da Rodovia Tancredo de Almeida Neves, que liga Franca a Claraval. O empresário foi candidato a vereador por Franca e está na suplência.
A filmagem foi feita na última semana e divulgada nas redes sociais. Leitor do F3 Notícias encaminhou o vídeo para a reportagem.
O descarte de lixo industrial, como retalhos de couro, devem ser administrados de forma específica. As empresas precisam levar esses materiais para o aterro sanitário após cadastramento ou pagar uma empresa para realizar esse tipo de coleta e o descarte adequado. O descarte desse tipo de resíduo é um custo que precisa ser absorvido pelas indústrias.
Nas imagens, é possível ver que os sacos fechados são colocados em caçamba de lixos e o material no local está pegando fogo. Esse tipo de ação causa danos diretos ao meio ambiente.
A Prefeitura de Franca pode realizar a fiscalização, bem como a Cetesb, que é uma autarquia estadual. Não foi possível contatar os órgãos por conta do final de semana, mas a reportagem irá verificar se existe apuração oficial sobre essa denúncia ao longo desta semana.
No município há o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos que determina especificações sobre o descarte regular.
Conforme estudo apresentado nesse plano, de 20216, em Franca há a geração de 88 toneladas/dia de lixo industrial, o que corresponde a 24,26% do lixo gerado na cidade.
Veja o vídeo, o nome do denunciante e do denunciado não serão divulgados pelo fato do caso ainda estar em apuração pelas autoridades:
*Essa matéria é uma sugestão de leitor. Curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.