Um motociclista francano sofreu grave acidente e quase foi estrangulado ao ser atingido por fios de internet que estavam soltos na rua Frederico Ozanan, próximo ao velório São Vicente. Depois de ser atingido e ficar com ferimentos no pescoço, conseguiu ser socorrido por testemunhas que estavam próximas. Com a chegada dos Bombeiros, ele foi encaminhado para atendimento médico e se recupera dos cortes.
Os fios nessa região estão soltos na rua. Conforme relatos, pessoas teriam tentado furtar e puxaram várias fiações dos postes. Parte delas ficou solta e não tinha sido reinstalada de forma correta.
O acidente aconteceu no dia 29/3, perto das 10h, “Quero contar um livramento que Deus me deu. Graças a Deus estou vivo. Deus me deu uma nova oportunidade de viver”, relatou o motociclista, que fez contato com o F3 Notícias para contar sua história e alertar outros motociclistas para se atentarem a situação semelhante no trânsito de Franca.
Luciano Rogério Machado detalhou que seguia atrás de um caminhão em velocidade permitida na via. Ele comentou que o veículo virou na rua México e acabou prosseguindo pela rua Frederico Ozanan. Após quase andar 200 metros depois de ter saído da traseira do caminhão, ele foi atingido pelo fio diretamente no pescoço.
“Na hora cai no chão do lado direito e minha moto foi deslizando até subir na calçada, do lado esquerdo. Graças a Deus que não estava vindo nenhum pedestre ou automóvel porque o acidente poderia ser pior. Tive todo o suporte ali na hora do acidente. Um pessoal de uma clínica e motoristas que ali passaram na hora do ocorrido (ajudaram ele)”, lembrou.
As testemunhas acionaram o socorro e os Bombeiros foram os primeiros a chegar. “Quando os Bombeiros chegaram, falaram para mim que eu nasci novamente. Se eu tivesse correndo, o fio tinha enrolado em meu pescoço e me enforcado e prendido minha respiração. Mas Deus não deixou, me pegou em seu colo e me deu uma nova chance de vida”, recordou.
O caso envolvendo Luciano não é único. Quem anda pela cidade e o próprio motociclista reconheceu que é possível ver muitos fios de internet e de telefone soltos, tanto na rua, como na calçada. Em geral, conforme averiguado, pessoas tentam furtar esses fios e puxam dos postes. O que conseguem arrancar, acabam levando. Em outros casos, deixam parte deles penduradas, podendo ocasionar acidentes.
“Esse acidente poderia ser pior, mas graças a Deus foi um susto. Gostaria de pedir às empresas de internet e de telefonia que tomem providência e façam manutenção desses fios que estão soltos e bambos por toda a cidade”, sugeriu o motociclista.
As empresas, de fato, são as responsáveis por realizar a manutenção dos fios. Desde setembro de 2023 existe uma lei federal, conhecida como programa Poste Legal,
Em setembro de 2023, o governo federal criou o programa Poste Legal. Ele define regras para organizar os fios nos postes das cidades brasileiras.
Já em Franca, existe uma lei municipal, de autoria dos vereadores Donizete da Farmácia e Daniel Bassi, que prevê a retirada dos fios sem uso. Ela está valendo desde 2024. Cabe à CPFL, que atua na distribuição de energia elétrica, realizar o serviço ou notificar que outras empresas façam esse serviço. Pelo telefone 0800 10 10 10, da CPFL Paulista, é possível gerar um protocolo para alertar sobre a presença de fios soltos na rua ou nas calçadas e fazer a solicitação do serviço de retirada deles.
O F3 Notícias verificou com a Prefeitura de Franca se existiria alguma atividade para ser executada, mas não obteve retorno.