O Ministério Público Federal (MPF) em Franca está averiguando uma série de denúncias relacionadas a possível irregularidade no ensino público nas cidades da região. Em 20 de junho, uma equipe foi designada para fazer visita a Restinga para se reunir com autoridades municipais. Demandas de outras cidades, inclusive de Franca, também podem ser geradas para apuração por qualquer pessoa.
“O objetivo é de avaliar a educação básica (…). O MPF pretende observar de perto a realidade do ensino público municipal e detectar as melhorias que podem ser implementadas”, detalhou o órgão fiscalizador, em nota. Em Restinga, por exemplo, o encontro aconteceu na Prefeitura local. “A passagem por Restinga faz parte de uma série de visitas que o MPF em Franca vem fazendo a cidades da região com vistas ao aperfeiçoamento da educação básica”, complementou.
As pessoas tanto de Restinga como dos demais municípios de Franca e proximidades podem informar ao MPF irregularidades na educação ou em outras áreas. Para relatar uma situação é preciso fazer contato com a instituição por meio do MPF Serviços, canal online de atendimento.
Nesse canal é possível fazer representações (denúncias) e pedir informações sobre investigações e processos do MPF em andamento, entre outras solicitações. O canal funciona todos os dias, 24 horas por dia.