Ícone do site F3 Notícias

Mulheres empreendedoras ainda são minoria na abertura de empresas em Franca

Foto: Divulgação

Franca conta hoje com 16.369 mulheres proprietárias de empresas, presentes principalmente nos setores de Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios (1302), Cabeleireiros (1.290) e Outras Atividades de Tratamentos de Beleza (596). Do total de empresas com porte Micro, Médio ou Grande em Franca, 29,14% foram abertas por mulheres. Esses números foram levantados pelo Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca (IE-ACIF) e divulgados por conta do Dia Internacional da Mulher, que acontece neste domingo (8 de março).

A população total de Franca, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 353.187 pessoas, sendo que o total de pessoas do gênero feminino é de 174.887, praticamente metade.

“A fim de contribuir para estas reflexões, o IE-ACIF levantou dados sobre a participação feminina no mercado de trabalho, na política, em relação à maternidade, abertura de empresas, pirâmide etária e bairros com maior concentração de mulheres, em Franca”, explanou nota da ACIF.

A diretoria da entidade ressalta que o número de mulheres associadas tem crescido e a entidade tem um trabalho para tentar dar apoio às empreendedoras. Nos últimos cincos anos, o aumento de associadas é de 87%, com um total de 1.144 filiadas.

“O Conselho da Mulher Empreendedora é um de nossos fortes mecanismos de incentivo ao empreendedorismo feminino. Ferramentas como missões empresariais pelo Brasil e no exterior, cursos de qualificação e o Fórum CME são algumas das iniciativas do Conselho. Válido lembrar que o CME-ACIF atuou como porta voz das pequenas empresárias dentro da ONU Mulheres, em Nova York, no ano de 2010”, pontuou o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto.

Ainda nesse estudo, o último levantamento da Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério da Economia (Dez/2018), aponta que 39.794 mulheres estão empregadas no mercado formal de trabalho da cidade de Franca. Isso representa aumento de 87% na comparação com o início da série histórica (Dez/2002).

A maior participação está nos setores de Serviços (15.506), Comércio (10.837) e Indústria de Transformação (9.447). As faixas etárias que concentram o maior número de empregadas são: 30 a 39 anos (11.676), 40 a 49 anos (8.369) e 18 a 24 anos (7.038).

Na questão de presença dentro de Franca, o bairro Recanto Capitão Heliodoro é onde há mais mulheres vivendo. Em segundo lugar está o Distrito Industrial e, em terceiro, o Residencial São Vicente.

Outro dado identificado que a maioria das mulheres na cidade tem faixa etária entre 0 e 24 anos e, ao mesmo tempo, 62,2% delas já são mães.

Veja infográfico com dados da pesquisa

Infográfico: IE-ACIF

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile