A Copa Intercontinental da Fiba de Basquete começa no dia 21, quinta-feira, em Singapura, com o jogo entre Telekom Baskets Bonn e Al Manama, às 4h (horário de Brasília), com transmissão da Espn Brasil. O time alemão Bonn é cotado como favorito porque os times europeus venceram cinco das seis últimas disputas. Mas para deixar o páreo ainda mais emocionante, a equipe do Bonn tem uma saga para superar: no campeonato alemão, o time perdeu seis vezes seguida na final. Já o Al Manama representa o Bahrein e carrega mais de 20 títulos locais.
Para o Sesi Franca Basquete, o trajeto na competição começa no dia 22, às 4h (de Brasília), contra o Al Ahly, do Egito. Os Vermelhos, como são chamados, foram fundados em 1930, mas só passaram a ter conquistas a partir de 1980. O time tem o armador Norris Cole, ex-NBA e campeão como Miami Heat.
E como a Fiba escalou o Sesi Franca Basquete para a competição? Veja agora como foi definido no site da Fiba a equipe francana.
Quem são eles?
Localmente, o Sesi Franca Basquete são os recordistas com 13 títulos brasileiros, incluindo da temporada 2022-2023. Mundialmente, o time já coleciona participações na Copa Internacional da Fiba em 1975 e 1980, além de quatro Pan-americanos, seis Campeonatos Sul-americanos e o título das Américas.
A Fiba destacou as atuações de Georginho e Lucas Dias.
Por que assistir aos jogos do time?
O Sesi Franca Basquete vem construindo um legado com jogadores e técnico atuando em conjunto há várias temporadas. Lucas Dias é indicado como a lenda da equipe por ter disputado a Copa do Mundo de 2023, e as apresentações são apimentadas com as atuações de Georginho de Paula. Além disso, essa é a despedida de Georginho do Franca Basquete, que já fechou contrato com o Ulm, da Alemanha.
Bruno Cabloco e Yato Mateus completam a lista referência feita pela Fiba sobre a equipe francana. Ainda são mencionados Alexey Borgtes e David Jackson, que com 41 anos ainda tem um vigor forte para contribuir com a equipe.
Depois de encarar o time africano, o Sesi Franca Basquete tem o NBA G League Ignite, no dia 23 de setembro, também às 4h (de Brasília).
O vencedor do grupo com três times vai para a final, enquanto o segundo colocado disputa vaga em outro cruzamento.