A região de Franca, definida como Departamento Regional de Saúde VIII, é a segunda no Estado com menor quantidade de leitos UTI Covid proporcionalmente por habitante. Até ano passado, a DRS VIII era a que tinha menos quantidade de leitos proporcionalmente e depois de dezenas de reuniões e negociações entre Prefeitura, Santa Casa, Estado e União houve um aumento, mas que não foi suficiente para atender a demanda de uma segunda onda da pandemia.
A falta de leitos gerou crise no primeiro pico de aumento de casos de covid-19 na região, entre julho e outubro de 2020, principalmente. Nesta segunda onda, agora em janeiro, novamente a região carece de vagas.
Só em Franca há 30 leitos pelo SUS para atender uma população de 350 mil habitantes, além de moradores de outras 21 cidades. Nas duas últimas semanas houve dias que não havia respiradores disponíveis e pacientes foram transferidos para outras cidades.
Agora, a Prefeitura de Franca divulgou que vai recorrer à Justiça Estadual para forçar o Estado a adquirar novas vagas. É preciso equipamentos e também o pagamento pelo serviço, que em geral é executado pelas Santas Casas. Em 2020, o Estado pagou em torno de R$ 1,4 milhão para garantir o funcionamento de 10 leitos de UTI ao Grupo Santa Casa de Franca e forneceu os aparelhos respiradores.
“Estamos entrando na Justiça contra o Estado para que coloque mais leitos de UTI na nossa rede pública aqui em Franca e região”, informou Alexandre Ferreira (MDB), prefeito de Franca, neste sábado (16).
Na sexta (15), em vídeo publicado na rede social, ele criticou o Estado pelo rebaixamento do DRS VIII para a fase laranja do Plano São Paulo, argumentando que foi o governo estadual que não renovou recurso para manter mais leitos de UTI Covid na região. A alta demanda de leitos foi fator que levou a região ao rebaixamento.
“Estamos questionando o governador do Estado, que tirou os leitos de UTI. Nós tínhamos 37 e hoje são 14”, contabilizou Alexandre, sem detalhar se esses leitos são na região ou só em Franca.
Prefeitura e Santa Casa também negociam sete novos leitos de UTI. Há ainda oito leitos instalados no Pronto-socorro Álvaro Azzuz, mas a Prefeitura não confirmou se já estão habilitados pelo Ministério da Saúde.
Dados da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca desta sexta (15) mostravam que 29 pessoas estavam internadas na UTI SUS e há 30 leitos disponíveis.
Só a cidade já tem 237 mortes relacionadas à covid-19 desde abril de 2020. Ao todo, 13.097 pessoas já foram infectadas. São 8728 pacientes curados. Há, oficialmente, 4.132 pessoas doentes na cidade atualmente.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.