Ícone do site F3 Notícias

Na saúde pública de Franca, 6 crianças e mais de 20 adultos ficam em fila para esperar internação

A Comissão Especial de Assuntos Relevantes (CEAR) da Câmara de Franca, criada para averiguar a escassez de leitos na saúde pública de Franca (SUS) e outros problemas enfrentados por munícipes que dependem da rede pública, realizou nesta segunda-feira, 6 de março, diligências em várias unidades de Franca. No Pronto-socorro Dr. Álvaro Azzuz, 14 pessoas aguardavam vaga e já estavam internadas no local entre 4 a 5 dias. No Pronto-socorro Infantil, seis crianças estavam na fila de espera.

Os trabalhos começaram pela manhã durante fiscalização no Pronto Socorro Álvaro Azzuz, em seguida os parlamentares vistoriaram a estrutura no Pronto Socorro Infantil. No período da tarde, os vereadores estiveram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Aeroporto e em seguida Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Anita.

A comitiva foi composta pelos vereadores Gilson Pelizaro (PT), Zezinho Cabeleireiro (PP), Ronaldo Carvalho (Cidadania) e Lurdinha Granzotte (União). O principal objetivo da comissão é auxiliar nas soluções para falta de vagas em leitos SUS para atendimento dos pacientes da região de Franca.

“Primeiro estivemos no Pronto Socorro Álvaro Azzuz e constatamos que tem 14 pessoas aguardando por vagas entre quatro a cinco dias. Nós fomos ao Pronto Socorro Infantil e lá constatamos 6 crianças aguardando vagas na ala de pediatria da Santa Casa. Visitamos também as duas UPAS, e no Aeroporto são 6 pessoas aguardando no sistema CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) e no Anita, 4 pessoas estão aguardando”, contabilizou Pelizaro.

“Fizemos isso em um dia supostamente mais tranquilo, então, não pode perdurar. Nós já conhecemos como funciona a entrada dos pacientes e a regulação da vaga até a espera da Santa Casa. Agora, queremos saber como funciona na Santa Casa. Vamos entender toda a situação para depois encaminhar aos órgãos responsáveis”, completou o presidente da CEAR.

O vice-presidente da comissão, vereador Zezinho Cabeleireiro (PP), ressaltou “isso é desumano e não podemos deixar o que está acontecendo e em todas as sessões estamos falando da saúde”

O relator da comissão, o vereador Ronaldo Carvalho (Cidadania), comentou que é preciso agilizar as demandas. “Precisamos desse trabalho, agilizar politicamente e, se necessário for, ir a Brasília- buscar soluções para esses problemas.”

A vereadora Lurdinha Granzotte (União), que é 2ª suplente da comissão, pontuou ‘Franca atende toda a região e o que a gente percebeu é que os Prontos Socorros de Franca estão fazendo um trabalho de hospital com estrutura de um Pronto Socorro.”

“O que gente pretende é que se faça abertura de, pelo menos, 50 vagas de leitos SUS para Franca e região, porque do jeito que está os pacientes e funcionários estão sendo penalizados”.

Além das diligências nas unidades, a comissão também definiu um calendário das Audiências Públicas para os vereadores ouvirem e questionarem os representantes dos órgãos gestores da saúde pública como, por exemplo, Santa Casa de Franca, Diretoria Regional de Saúde (DRS-VIII) e Secretaria Municipal de Saúde.

VEJA O CALENDÁRIO

Quinta-feira, 9 de março de 2023

9h – Representantes da Santa Casa de Franca

Local: Plenário da Câmara de Franca

Segunda-feira, 13 de março de 2023

9h – Representantes da Diretoria Regional de Saúde

Local: Plenário da Câmara de Franca

Segunda-feira, 20 de março de 2023

9h – Representantes da Secretaria Municipal de Saúde

Local: Plenário da Câmara de Franca

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile