No final da tarde deste domingo, em parte de Franca, foi possível avistar a formação de grandes nuvens que se assemelham ao fenômeno conhecido como uma “shelf cloud”. Esse tipo de nuvem se forma quando a temperatura está elevada no solo e encontra uma camada de ar mais frio, ou seja, quando há um forte calor na superfície e um ar frio em altitude.
Especialistas apontam que essas nuvens são favorecidas pelos ventos fortes que atuam nas primeiras camadas da atmosfera. Há a formação de um arco e ela favorece ventos fortes, chuvas intensas e granizo.
Uma shelf cloud gigantesca foi registrada neste mês na região de Sorocaba. Esse mesmo tipo de fenômeno já ocorreu em 2018 e 2023 com destaque, mas na região Sul do país, principalmente no Paraná e em Santa Catarina.
Os registros em Franca foram feitos por Renato Viana Albarral, no Jardim Redentor.
A estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Franca não está funcionando e faltam dados sobre a situação do tempo. Conforme o Climatempo, para o mês de janeiro, a chuva média é de 282 mm na cidade. Até o dia 19, já choveu 121 mm em Franca, o que representa 43% da média normal para o mês.