O coordenador de futebol da Francana, Matheus, esteve presente na Federação Paulista de Futebol, em São Paulo, para reunião sobre a competição do ano passado. Nesse encontrou, realizado na manhã de sexta-feira (29), houve representantes de 14 dos 16 clubes garantidos na nova quarta divisão do Campeonato Paulista. Os presentes trataram sobre questões relacionadas à realização da competição em 2024. Até 2023, a quarta divisão era chamada de Campeonato Paulista sub-23 da Segunda Divisão.
A nova competição deve iniciar entre o final de janeiro, assim como a Série A-3 deste ano. O formato é de turno único na primeira fase com todos os times se enfrentando. Os oito melhores avançam à segunda fase, que terá dois grupos de quatro. Os dois melhores de cada grupo vão à semifinal, disputada em jogos de ida e volta, assim como a final. Os dois finalistas conquistam o acesso para a Série A3.
As datas foram debatidas, mas ainda não estão definidas. A FPF aderiu a um pedido dos próprios clubes e se mostrou flexível à liberação de até cinco atletas com idade superior a 23 anos.
Atual campanha
Neste ano, a Francana chegou às quartas-de-final do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Acabou derrotada no segundo jogo pelo Catanduva por 4 a 0 e se despediu, após ter conquistado uma boa campanha.
Os dois times que garantiram vaga para a Série A-3 de 2024 são o mesmo Catanduva, que tirou a Francana da competição, e o União São João. As duas equipes fizeram a final da competição. Na primeira partida, o resultado foi 0 a 0. No jogo de volta, que ocorreu neste sábado (30), o União São João fez 2 a 0 no Catanduva e levantou a taça de campeão.