Franca está em seu sexto dia de confinamento e ainda não registrou casos positivos para o novo coronavírus. Boletim divulgado pelo Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus da cidade mostra que há 24 casos sendo investigados, seis deram negativos e outros 33 foram descartados.
O prefeito da cidade, Gilson de Souza, decretou situação de emergência no dia 19, com medidas valendo a partir do dia seguinte, uma sexta-feira. Comércios e indústrias precisaram fechar e o transporte público municipal está circulando com capacidade reduzida. O confinamento está previsto para ser realizado até dia 7 de abril, acompanhando decreto do governador de São Paulo, João Dória, que passou a valer nesta terça-feira (24).
No acompanhamento sobre a doença no município, nesta quarta-feira o Comitê de Enfrentamento descartou a causa mortis por Covid-19 de um homem de 62 anos, ocorrida na terça-feira. ” O óbito foi registrado em boletim de ocorrência, relatando que ele havia tomado a vacina contra a gripe influenza e que o médico que o atendeu chegou a suspeitar de Covid-19. Porém, a equipe médica da Vigilância Epidemiológica descarta a possibilidade da vacina ter desencadeado o óbito, foi uma coincidência temporal”, detalhou a Prefeitura de Franca, por meio de nota.
A situação foi acompanhada pelo médico da Vigilância Epidemiológica, Homero Rosa Jr. Ele e a equipe avaliaram que não houve uma reação grave à imunização para causar a morte do paciente. “O óbito relacionado a imunobiológicos (vacinas e outros) só ocorrem quando há grave reação anafilática, que em nenhum momento foi descrita”, explicou.
A vítima não apresentou sintomas de insuficiência respiratória e também não se enquadrou em protocolos e critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para haver classificação de suspeita do novo coronavírus.
Números do novo coronavírus em Franca
– 24 suspeitos
– 6 negativos
– 33 descartados
Continue protegendo-se, veja como