A Polícia Militar em Franca divulgou que nos primeiros três meses de 2025 já recuperou 120 veículos que tinham sido furtados apenas na área do 15º Batalhão. A corporação ainda ressaltou a necessidade de as vítimas realizarem registro tanto na Polícia Militar, como na Polícia Civil. O registro de furtos de veículos têm se mantido como preocupação na cidade com média de mais de um caso por dia. Os bandidos chegam a demorar 35 segundos para conseguir furtar um carro, mesmo o veículo estando estacionando em via movimentada, com circulação de pessoas e outros carros. Nesta semana, houve um registro desse tipo no bairro Cidade Nova.
De acordo com a PM, está ocorrendo patrulhamento preventivo e outras medidas para tentar evitar furtos, ou recuperar os bens furtados. “Nos primeiros três meses de 2025, a Polícia Militar já recuperou 120 veículos apenas na área do 15º BPM/I, demonstrando a eficácia do patrulhamento preventivo, das abordagens a indivíduos em atitudes suspeitas, das fiscalizações de trânsito e das ações de inteligência policial na recuperação de veículos produtos de furto ou roubo”, informou, por meio de nota.
A Polícia Militar reforçou a importância da participação da comunidade no combate à criminalidade por meio de informações sobre irregularidades ou atitudes suspeitas que podem ser repassadas anonimamente
pelos telefones 190 (Emergência da Polícia Militar) e 181 (Disque Denúncia).
Ainda conforme a PM, os Boletins de Ocorrência realizados online são registrados exclusivamente pela Delegacia Eletrônica da Polícia Civil, órgão responsável pela investigação dos crimes. Quando a Polícia Militar realiza o registro presencialmente, o documento é posteriormente encaminhado ao Distrito Policial da área responsável. “Ressaltamos a importância de formalizar o boletim de ocorrência junto à Polícia Civil, pois a investigação do fato cabe exclusivamente a esse órgão.”
Sobre o furto ocorrido no Cidade Nova de um Gol, placas BSR-3545, a PM informou que foram iniciadas diligências para sua localização. “Todo o efetivo realiza patrulhamento com base nas características do veículo e, quando possível, também nas características do autor, além da fiscalização em locais comumente utilizados para o abandono de automóveis furtados”, detalhou.
Crime recente
Um bandido, que vestia camiseta azul, calça escura, boné preto, precisou de apenas 35 segundos para arrombar a porta de um Gol branco, 1994, único dono, e furtá-lo. O crime ocorreu na tarde deste dia 31/3, na rua Álvaro Abranches, no bairro Cidade Nova, perto do Senac.
O proprietário é um homem de 70 anos, que nunca tinha sido vítima de furto. Conforme apurado, a vítima ficou muito abalada com a perda do carro por conta do sentimento de impotência que ficou diante da situação. Familiares estão dando apoio à vítima, pelo fato de o veículo ainda ter um valor sentimental.
Só neste ano, 80 furtos de veículos foram registrados entre janeiro e fevereiro, média de mais de 1 carro furtado por dia em Franca. Ano passado, foram 543 registros de furto de veículos, o que também dá uma média de mais de 1 veículo furtado por dia.
Por conta dos registros de ocorrência, as Polícias Militar e Civil possuem um mapa que mostra as áreas com maior incidência de furto de veículos e outros tipos de crimes. Não houve divulgação dos locais mais perigosos. Ainda assim, a PM já divulgou que vem realizando rondas ostensivas para tentar combater diferentes tipos de crimes.
Veja vídeo:
Leia também
Bandido precisa de 35 segundos para furtar veículo em rua movimentada no Cidade Nova