O Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus em Franca divulgou boletim no final da tarde desta sexta-feira (20) apontando que não há casos de pacientes com novos coronavírus na cidade.
Os dados informados mostram 15 suspeitas (até a quinta-feira eram 13) e quatro descartados. Houve ainda 32 casos descartados. A Vigilância Epidemiológica de Franca está monitorando todos os hospitais locais.
“A equipe da Vigilância Epidemiológica explica que os números definidos como descartados são casos de pacientes que passaram por alguma unidade de saúde com sintomas suspeitos e os médicos decidiram coletar o material para análise. Esse material passa por análise na Vigilância Epidemiológica e triagem para saber se o paciente se enquadra como suspeito, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde. Por exemplo, ter viajado para área de risco. Também é feito contato com o paciente para detalhar mais o histórico. Dependendo do resultado, são considerados descartados”, explica a Prefeitura de Franca, por meio de nota.
Para trabalhar na prevenção, decreto do Executivo que passou a valer nesta sexta-feira determina que comércios estejam fechados ao menos até o dia 27, o mesmo acontecendo com indústrias e restaurantes.
Nem todos os comerciantes respeitaram a medida e quem desrespeitar a determinação corre risco de ser denunciado à Secretaria de Urbanismo e também ao Ministério Público Estadual. Em alguns bairros, conforme verificado pela reportagem do F3 Notícias, pequenas lojas estavam abertas ao menos no período da manhã.
A Acif trabalhou nesta sexta para orientar comerciantes associados, bem como repassar orientações para evitar problemas legais.
Na Diocese de Franca, as missas estão suspensas. As igrejas ficam abertas durante o dia, mas há recomendação para que não haja aglomeração de pessoas.
Saiba como se prevenir