Paulo Roberto Santos, de 38 anos, era diretor de inclusão na Penitenciária de Franca e morreu após complicações causadas pelo novo coronavírus. A morte dele ocorreu no dia 4 de agosto. Conforme apurado, esta é a primeira morte registrada na unidade prisional de Franca.
Ele chegou a ficar internado no Hospital do Coração para tratamento. Paulo Roberto era obeso. “Com profundo pesar, a direção do SIFUSPESP (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo) comunica o falecimento do policial penal Paulo Roberto Santos, da Penitenciária de Franca, no interior paulista, vítima do novo coronavírus. Diretor de inclusão em Franca, ele não resistiu à COVID e morreu na tarde desta terça-feira (4), lamentavelmente sendo o 27º servidor penitenciário que faleceu em decorrência do contágio pelo vírus”, informou nota do sindicato da categoria.
Até então, o servidor público era a pessoa mais jovem a morrer em decorrência de complicações da doença. Nesta quarta-feira (5), um homem 35 anos faleceu no Pronto Socorro Álvaro Azzuz. Ele nem chegou a ser internado na UTI. A vítima tinha histórico com uso de entorpecente.
A Penitenciária de Franca apresenta superlotação. Ela tem capacidade para abrigar 847 pessoas, mas está com 1.705, conforme a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).
Testes para Covid-19 foram realizados na unidade prisional da cidade e quatro presos foram diagnosticados. Conforme apurado, um está curado e outros três cumprem isolamento.
Entre os servidores, houve diagnóstico em 18 pessoas. Dez continuam afastados e outros sete retornaram às atividades.
Conforme informação já divulgada pela SAP, foram distribuídos entre março e junho 2.744.620 materiais descartáveis e reutilizáveis para auxiliar na proteção. Entre os itens estão máscaras, luvas descartáveis, óculos de proteção, toucas cirúrgicas, face shields e aventais. Houve também distribuição de álcool em gel, sabonete líquido e detergente. Os encontros entre presos e advogados também passou a ser on-line como forma de evitar o contato.
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.