O Núcleo do Programa Empreender da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), formado por escolas particulares – vai promover para pais e professores um curso de formação em primeiros socorros. A medida faz parte de execução de planejamento feito para neste primeiro semestre por parte da Educafran.
“Pensamos em iniciar o ano focados em retomar a essência do núcleo, sendo sua missão, visão e valores e planejar as possíveis ações do ano todo”, conta Naina Correia, gestora do Empreender.
A proposta do núcleo ainda vai de encontro a uma obrigatoriedade que passou a valer em estabelecimentos de ensino a partir de outubro de 2018, com a lei nº 13.722. Tanto escolas de ensino básico como de recreação infantil são obrigadas a ter professores e colaboradores capacitados em primeiros socorros. Essa lei ficou conhecida como Lei Lucas.
“A lei ganhou esse nome em homenagem ao menino Lucas Begalli, que morreu engasgado em uma excursão escolar. As professoras que acompanhavam os alunos não sabiam como agir e não conseguiram salvar a vida do garoto. A dor da tragédia levou a família de Lucas a lutar para proteger outras crianças desse risco. O esforço valeu a pena com a aprovação da lei no Congresso Nacional, após anos de luta. Com a adequação de todas as escolas, casos como o de Lucas não voltarão a acontecer”, esclarece a Cruz Vermelha Brasileira, que é referência em curso de primeiros socorros.
Os detalhes para inscrição dessa capacitação ainda serão divulgados futuramente pela Educafran, a partir do site da Acif.
O núcleo também prevê para este ano formação na área de comunicação e participação na Bett Educar: congresso educacional que reunirá palestras e formações nas áreas de gestão escolar, tecnologia educacional, novo Ensino Médio.