Boletim da Vigilância Epidemiológica de Franca confirmou nesta segunda-feira (29) que 11 novos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 foram incorporados ao sistema de saúde. Agora há 33 unidades intensivas e a ocupação deles está em 39%, conforme dados mais recentes deste dia 29. Os leitos de enfermaria são 56 e cinco deles estão sendo ocupados. Na semana passada, eram 61 de enfermaria e 29 de UTI.
As condições mais favoráveis de leitos de UTI ajudam a cidade a conseguir avançar no Plano SP com relação à quarentena. Contudo, o governo do Estado avalia essa situação de forma regionalizada, contabilizando a condição de outros 21 municípios da DRS VIII, a qual Franca pertence. É observado também o número de óbitos e o crescimento da doença na região.
As UTIs pelo SUS são 22, mesma quantidade de semanas atrás. Porém, a rede particular ampliou de sete para 11 sua capacidade. Pelo sistema público de saúde, a ocupação é de 41%, enquanto na rede particular, 36%.
Os casos positivos continuam aumentando. Nesta segunda-feira, foram confirmados mais oito pessoas infectadas, elevando o total para 363. A quantidade de pacientes recuperados permanece em 128 e os óbitos referem-se a oito pessoas. Os casos ativos de novo coronavírus estão em 227.
Os testes que deram negativo também aumentaram, mas de 676 para 677. Os casos que estão sendo investigados atualmente são de 157 pessoas.
A grande maioria de pessoas infectadas é de trabalhadores da área da saúde (40,8%). Os aposentados aparecem em segundo lugar, com 11,7%. Quem trabalha no comércio é a terceira maior vítima da doença, 8,4%.
Em se tratando da área do comércio, nesta segunda-feira começou em Franca uma fase mais restrita da quarentena. Lojas e shoppings voltaram a ficar fechados, o mesmo acontecendo com imobiliárias e concessionárias. Somente serviços essenciais estão autorizados a funcionar, mas seguindo regras sanitárias. O setor comercial pode atender apenas no sistema drive thru ou por entrega. Essa condição vai prosseguir pelas próximas duas semanas.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.