Em operação conjunta desencadeada pela Vigilância Sanitária de Franca, com o apoio da Guarda Civil Municipal, em tabacarias e congêneres da região da Estação foram apreendidos mais de 300 itens de produtos em condições ilegais.
Entre eles, cigarro eletrônico, também conhecido como vape, essências e outros materiais prejudiciais à saúde pública, todos eles com a comercialização proibida no país. Em uma estimativa inicial, o montante apreendido apresenta o valor de R$ 43 mil.
Uma das situações agravantes identificadas nessas diligências feitas em, pelo menos, 6 estabelecimentos foi o encontro de pacotes de cigarros importados e com data de validade vencida desde 2020.
O objetivo do trabalho é tirar de circulação esses produtos e preservar a saúde pública, pois estudos científicos mostram que a utilização deles têm efeitos graves, comprometendo as condições de bem-estar das pessoas, podendo inclusive levar a morte.
Operação vai continuar
Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, que acompanhou o trabalho, disse que esse tipo de operação vai continuar e será feita rotineiramente, em todas as regiões da cidade.
A legislação não permite esse tipo de comércio e o que for encontrado será recolhido e destruído, seguindo os requisitos previstos pela legislação.