Atuação conjunta de promotores do Gaeco de Franca, com policiais rodoviários federais e fiscais do Ibama, contribuiu para a deflagração da operação Piratas do Agro, na manhã desta quarta-feira (17). Há mandados sendo cumprindos em Franca, Cristais Paulista, Igarapava e Ribeirão Preto.
O Ministério Público Estadual conduz investigação contra organização criminosa que atua na falsificação de agrotóxicos. Essa quadrilha ainda praticou crime de lavagem de dinheiro, falsidade ideológico, entre outras práticas ilegais.
São 8 mandados de prisão temporária sendo cumpridos e 24 de busca e apreensão. Para atender essa ampla demanda, 150 PRFs estão na operação, além de dezenas de promotores, servidores do MP e agentes do Ibama. São 50 viaturas, 2 ônibus com tecnologia de centro de controle, 1 aeronave e 1 veículo blindado envolvidos nesse trabalho.
As investigações começaram em 2020 e foram feitas várias apreensões, que consolidaram a identificação do tamanho da organização criminosa e seu poder econômico. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Franca. O Gaeco ainda conseguiu autorização judicial para bloqueio e sequestro de bens, entre veículos, ativos financeiros e imóveis.