A Polícia Federal conduz investigação com o objetivo de cumprir quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva para combate ao crime de lavagem de dinheiro. Há investigados em Ribeirão Preto e Rifaina. O cumprimento de mandados aconteceu na manhã desta quinta-feira (12) e foi chamada de Operação Herege.
A investigação é um desdobramento da Operação Car Wash, deflagrada em 30/11/2023, que teve como objetivo desarticular organização criminosa atuante no tráfico de drogas e produtos químicos controlados desviados na região de Ribeirão Preto.
As ações criminosas dos investigados na Operação Herege consistiam na utilização de familiares como interpostas pessoas de operações financeiras e sócios de empresas de fachada (“laranjas”), bem como figuravam como proprietários dos bens móveis e imóveis utilizados pelos autores dos crimes apurados na Car Wash, com os quais respondem em coautoria pelo crime de lavagem de dinheiro.
Além da prisão e buscas, a operação visa sequestrar propriedades, veículos e ativos financeiros registrados em nome dos investigados, de suas empresas e de terceiros utilizados como intermediários para lavar o dinheiro no montante superior a R$ 6 milhões.