Professores da Unesp-Franca e Unicamp, juristas, articuladores de manifestos e representante do MST vão realizar na quinta-feira (18) um evento para tratar sobre ato de defesa da democracia. Haverá transmissão ao vivo, às 19h, do movimento intitulado “Ato em Defesa da Democracia e do Estado de Direito”, organizado pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp de Franca.
A transmissão do ato poderá ser acompanhada pelo canal do Youtube da FCHS. “A Universidade, espaço de produção do conhecimento, de expressão da pluralidade de ideias, do debate crítico e da liberdade, soma-se a um conjunto de movimentos da sociedade civil brasileira para a defesa da democracia e do Estado de Direito. Já confirmaram presença dirigentes e docentes de algumas das mais tradicionais escolas de Direito do Brasil, lideranças de importantes movimentos sociais e articuladores dos manifestos “Basta!”, “Estamos#Juntos” e “Somos 70%””, informou nota oficial dos organizadores.
A abertura será feita pelo diretor do campus de Franca da Unesp, Murilo Gaspardo, em conjunto com o coordenador nacional do MST Gilmar Mauro; Lara Dalla Vecchia, estudante do Curso de Serviço Social e representante das entidades estudantis da UNESP de Franca; e Wagner Romão, professor de Ciência Política da Unicamp, presidente licenciado da Associação dos Docentes da Universidade de Campinas (ADUNICAMP) e ex-coordenador do Fórum das Seis.
O encerramento do ato está programado para as 20h30, com o poema “O Protesto”, do escritor e poeta radicado em Franca Carlos de Assumpção, 93 anos. Ele também é membro da Academia Francana de Letras.
Em evento criado na rede social Facebook, aparece que 130 pessoas confirmaram participação no ato e há outros 120 interessados.
O movimento é representativo para o município, pois envolverá lideranças nacionais e deve colocar em evidência posicionamento de grupo da cidade nos recentes atos que envolveram grupos defendendo a democracia e, do outro lado, defensores da intervenção militar. Politicamente ainda há o atrito que envolve o presidente da República, Jair Bolsonaro, que participou de manifestações que defenderam a intervenção militar. Em Franca, movimentos a favor de intervenção militar também estão acontecendo.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.