A Secretaria Municipal de Saúde de Franca aguarda resultado de exame de um paciente que faleceu nesta manhã com suspeita de ter contraído o novo coronavírus. Não está descartado que o homem poderia estar com H1N1.
A vítima era idosa, mas a idade não foi divulgada. O homem sofria de cardiopatia grave e desenvolveu insuficiência respiratória. Ele não era residente de Franca, mas morava na região.
Não houve detalhamento se o paciente tinha viajado para o exterior, em países onde há a epidemia ou teve contato com alguma pessoa que esteve em epicentro de contágio da doença.
“A Secretaria de Saúde de Franca informa que está sendo investigada a morte de um paciente que estava internado no Hospital do Coração da cidade ocorrida hoje. O homem, de idade avançada, era morador da região de Franca, portador de cardiopatia grave e desenvolveu insuficiência respiratória grave. A necropsia poderá apontar a causa do óbito”, informa nota divulgada no final desta tarde.
Não foram divulgados detalhes sobre os métodos utilizados para isolamento de equipe técnica que atendeu o paciente no Hospital do Coração de Franca.
No último boletim divulgado pelo Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus de Franca havia 13 casos sendo investigados e outros quatro tinham sido descartados. No total, 18 tinham sido testados para H1N1, que tem sintomas semelhantes ao Covid-19.
Na cidade, começou nesta sexta-feira um período de quarentena para comércios, restaurantes e fábricas. O período determinado por decreto é de sete dias, sendo válido até o dia 27. O Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus em Franca vai reunir-se novamente na próxima semana para reavaliar a necessidade de ampliar a quarentena na cidade.
Na Acif, a entidade está prestando atendimento específico para os associados como forma de orientação com relação ao fechamento de portas e atendimento apenas online.
Os ônibus estão circulando com restrição de número de passageiros. No máximo 20 pessoas podem ser transportadas.
A Prefeitura de Franca também informou nesta quinta-feira que vai ser comprado 5 mil kits para testagem do Covid-19. Contudo, o material ainda não chegou na cidade. A Unimed Franca divulgou nesta semana que o material para análise está em falta.
Por conta do risco de contágio do novo coronavírus, as orientações sobre prevenção são reforçadas pelas autoridades.
Saiba como prevenir: