Os leitos de UTI Covid na Santa Casa de Franca são utilizados para atender uma região de 22 municípios, que somam cerca de 500 mil pessoas. Há 17 equipamentos disponíveis para atendimento e até esta sexta-feira (17), sete cidades da região dependiam dessa estrutura por estarem com pacientes em estado grave: 10 pessoas estão internadas. Apenas de Franca há cinco pessoas internadas.
Levantamento apontou que o quantitativo demonstra que havia um paciente de São José da Bela Vista; um paciente de São Joaquim da Barra; um paciente de Sales Oliveira; paciente de Rifaina; um paciente de Orlândia; três pacientes de Morro Agudo e dois pacientes de Ipuã.
Esse cenário serve de argumentação para que o governo do Estado priorize a ampliação de leitos com respiradores na Santa Casa. Nesta quinta-feira (16), a Prefeitura de Franca sustentou em reunião com o Estado que era necessária intervenção estadual, pois a maior demanda na Santa Casa estava sendo suprida com pacientes da região e pessoas da cidade poderiam ficar sem atendimento ou terem de ser transferidas para outras cidades pelo fato de o hospital não ter vagas.
Além da Santa Casa de Franca, o atendimento regionalizado acontece nas Santas Casas de São Joaquim da Barra (com cinco leitos de UTI) e na de Ituverava (com 10 leitos de UTI).
Por conta do atraso na liberação de novas estruturas no município, a Prefeitura confirmou na quinta-feira (16) a contratação de 10 novos leitos na Santa Casa para atendimento exclusivo de moradores da cidade. O serviço vai custar R$ 1,4 milhão.
O governo do Estado garante que vem empregando todos os esforços para tentar liberar recursos no Ministério da Saúde para viabilizar as UTIs. O detalhe que a burocracia atrasa esse tipo de atendimento, porém o crescimento de casos de Covid-19 gera mais necessidade de a solução ser dada de forma célere.
“A Secretaria de Estado da Saúde informa que tem empregado todos os esforços para ampliação e fortalecimento da rede pública de saúde, especialmente para enfrentamento à pandemia de Covid-19. Na última semana, a pasta destinou dez novos respiradores para a Santa Casa de Igarapava, localizada na região, que também já recebeu outros 25 equipamentos do tipo – dez para a Santa Casa de Franca, cinco para a Santa Casa de São Joaquim da Barra e dez respiradores para a Prefeitura de Franca. Todos esses respiradores destinam-se à ampliação de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivos para pacientes com coronavírus em estado grave”, informou a pasta estadual de Saúde, por meio de nota.