O Partido Republicanos busca assumir uma posição de maior protagonismo na região de Franca e Barretos. A sigla somou filiados que avalia como fortes candidatos para a eleição municipal deste ano. Só para Franca, o partido trabalha para garantir duas cadeiras no Legislativo. Em municípios próximos, o Republicanos também buscou nomes conhecidos no cenário político local.
No cenário nacional, o partido tem como presidente o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (SP), que está alinhado ao presidente Jair Bolsonaro. Nos bastidores, o nome de Pereira já aparece como nome para concorrer à presidência na Casa Legislativa. Os filhos de Bolsonaro, Flávio e Carlos, reforçaram o partido neste ano.
“Vamos crescer em torno de 30 a 40% em toda as 57 cidades da região que estamos. O partido vai dobrar o número de cadeiras no Legislativo e buscará sedimentar algumas vagas em prefeituras da região”, pontuou Sérgio Granero, coordenador regional para a região de Franca e Barretos do Republicanos e também presidente da executiva de Franca.
Na Câmara de Franca, os nomes que aparecem para colocar a sigla na luta por vagas tem Pastor Luiz, Marcos Silva, Sapão, missionário Sem Templo, Noedi Araujo, Adriano Tosta (ex-secretário de Serviços e Meio Ambiente na gestão de Gilson de Souza), Toizinho Garçon, Jeferson do Ima, Dedé da Tião, Cristina Vitorino (atualmente vereadora), DoDo ( esposa do secretário-executivo da Secretaria de Esportes do Estado, Marco Aurélio Pegolo, o Chuí), Policarpio, Mokinha e Brutus.
“Temos empresários, líderes comunitários entre muitos outras pessoas. Misturamos experiências para o cenário francano”, apontou Sergio Granero.
Na região
Granero afirmou que o Republicanos está na mira de maior representatividade em Patrocínio Paulista, Ituverava, Barretos, Rifaina, São José da Bela Vista, Pedregulho, Cristais Paulista, Jeriquara, Batatais, Ipuã, Bebedouro e Colômbia. “Estamos com o mesmo trabalho sendo feito em Franca, mirando outras cidades. Nessa janela eleitoral tivemos a filiação de lideranças e vereadores”, comentou o coordenador regional para a região de Franca e Barretos do Republicanos.
Em Patrocínio Paulista a maior referência é o prefeito Mauro Barcelos. Para Ituverava, o nome de referência é Pedro Gallassi, ligado à faculdade municipal Fafran. Eduardo do Mercado é a indicação mais forte em Barretos. Para Rifaina, Cacildo Roberto deve disputar o cargo de prefeito, rivalizando com Hugo Lourenço, que concorre à reeleição.
A presença do presidente nacional do partido em cargo de referência na Câmara representa um reforço para a sigla na região. Conforme Sérgio Granero, já houve indicações e emendas para a região que ultrapassam os R$ 28 milhões.