O pediatra Enéas Andrade da Cunha, de 74 anos, morreu nesta terça-feira (2) em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Ele ficou internado por quase um mês no Hospital e Maternidade São Joaquim. O falecimento do médico é o quatro óbito registrado em Franca devido ao novo coronavírus e o segundo de profissional da área da saúde.
Enéas Andrade era do corpo clínico da Unimed Franca desde 1971. “Nossa equipe lutou com todas as forças e armas nesta batalha injusta que a Covid-19 impõe à medicina. Perdemos um amigo”, lamentou nota da Unimed sobre o falecimento.
O pediatra foi internado no hospital em 8 de maio e passou para UTI, precisando também de hemodiálise no período que recebeu cuidados intensivos. “É com uma profunda tristeza que a Unimed Franca comunica a perda
do médico Dr. Enéas Andrade da Cunha, 74 anos, pediatra muito querido por todos que fazia parte da família Unimed desde 1971. Ele estava internado desde o dia 8 de maio de 2020 no São Joaquim Hospital e Maternidade e veio à óbito por complicações relacionadas ao novo coronavirus (Covid-19). Aqueles que tiveram o privilégio de conviver com Dr. Enéas sabem que as palavras ‘alegria, competência, retidão e honestidade’ definem um pouco da personalidade deste profissional”, informou a cooperativa.
Por conta da doença e o risco de contágio, o sepultamento do médico será feito ainda nesta terça-feira e o velório só poderá ser reservado para poucos familiares. “Esperamos que a família e amigos mais próximos se confortem com todas as boas lembranças da convivência com o Dr. Enéas”, comunicou a Unimed.
O primeiro óbito causado após complicações causadas pela Covid-19 em Franca foi do fisioterapeuta Wesley Leite Soares de Oliveira, 34 anos. Ele tinha familiares em Franca, mas viva em São Tomás de Aquino (MG), onde trabalhava na área da saúde pela Prefeitura local. Após contrair a doença, ele buscou atendimento no Hospital do Coração de Franca e ficou internado por quatro dias. O falecimento ocorreu em 13 de abril.
As outras duas pessoas que faleceram em decorrência de complicações do novo coronavírus foram uma mulher de 79 anos, que ficou internada por um dia no Hospital São Francisco (Regional); e um homem de 64 anos, que estava no Hospital do Coração. O caso da idosa de 79 anos teve desdobramento porque um dos testes para Covid-19 deu negativo, mas as autoridades de saúde de Franca explicaram que por conta do risco de contágio, quando o teste rápido dá positivo para Covid-19, o caso fica registrado como da doença.
Franca registrou 132 casos positivos de novo coronavírus, sendo que há 58 pessoas recuperadas. Os casos ativos na cidade são de 71 pacientes.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.
Leia mais em: