Um grupo ligado à Educação em Franca promoveu protesto na frente da Prefeitura de Franca sobre riscos de retorno às aulas presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus. Foram colocados alguns cartazes cobrando melhor aparelhamento nas escolas municipais. A volta às aulas acontece nesta segunda-feira (8) de forma remota. A proposta do município é que haja um modelo híbrido, metade presencial e metade virtual.
Os professores, na rede municipal, tiveram atribuição de aula nesta semana. A Prefeitura divulgou que está fazendo adequações nas escolas para que o retorno presencial seja feito de forma segura.
Em Franca, os casos de novo coronavírus ainda seguem altos. O município já registrou 16.453 casos positivos de covid-19 desde março de 2020 e desde meados de janeiro de 2021 tem ocorrido uma média de mais de 100 casos por dia. O número de mortes apontadas com decorrentes de complicações da doença também segue aumentando e a cidade tem média mensal de 29 óbitos por mês.
O grupo que fez o protesto pacífico ressaltou que a cidade ainda apresenta alta taxa de contaminação no Estado e a ocupação de leitos segue alta. Houve crítica também ao governador João Dória (PSDB). A proposta no protesto é manter o ensino remoto enquanto não houver a vacina disponível para professores.
Pela Câmara de Vereadores, a Comissão Especial de Assuntos Relevantes recebeu algumas denúncias ligadas à falta de estrutura para volta às aulas em Franca e também sugestões. O grupo vai se reunir nesta sexta-feira (5) para definir o que será encaminhado para o prefeito Alexandre Ferreira (MDB).
“Recebemos sugestões, denúncias e vamos fazer uma reunião para tratar sobre o encaminhamento disso. Algumas situações vão precisar solicitar à Vigilância Epidemiológica uma vistoria. Tem escola privada que já voltou às aulas”, apontou o presidente da comissão, Gilson Pelizaro (PT).
Pais, responsáveis e professores podem encaminhar sugestões para a comissão pelo Whatsapp (16) 9 9321-2646 ou pelo e-mail cearvoltaasaulas@franca.sp.gov.br.
*Esta matéria foi uma sugestão de leitor. Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram. Envie sua sugestão pra gente em Whatsapp no (16) 9 9231-0055.