O candidato Vaguinho (PL) apareceu com vantagem para vencer a eleição municipal deste ano para a Prefeitura de Patrocínio Paulista. Em pesquisa de intenção de voto nos modelos estimulada e espontânea, o veterinário apareceu na frente dos outros quatro concorrentes.
Na pesquisa estimulada, a pergunta feita foi: “Sendo esses os candidatos, em quem você votará para prefeito?”. Vaguinho apareceu com 26%. Logo depois foi Mário Marcelo (PSD), com 24,5%; e bem colado com Henrique Lopes (MDB), com 23,5%. Ainda houve Néria Buzatto (União Brasil), com 9,25%; e Neto (PSB), com 8,75%. Os votos em branco/nulo apareceram como opção para 5% do eleitorado pesquisado; enquanto que não sabe/não opina, 3%.
Foi feita também a pesquisa espontânea, que teve a pergunta “Em outubro teremos eleições, em quem você votará para prefeito?”. Vaguinho foi escolhido por 19,50% do eleitorado pesquisado. Logo depois teve Mário Marcelo, 17,25%; Henrique Lopes, 15,25%; Néria Buzatto (5,75%) e Neto, com 2,25%. A opção branco/nulo ficou com 11,50%, enquanto não sabe/não opina, 21%.
A pesquisa de intenção de votos para o município de Patrocínio Paulista teve coleta de dados realizada no dia 25 de setembro de 2024, com amostragem de 400 entrevistas e ela foi registrada na Justiça Eleitoral sob o n. SP 01956/2024.
O Instituto de Pesquisas Galileu entrevistou com o uso de tablets eleitores com idade a partir dos 16 anos, em Patrocínio Paulista. A pesquisa quantitativa com aplicação de questionários estruturados através de entrevistas pessoais domiciliares usou como base a divisão dos setores censitários do IBGE 2010. Pela amostragem, foram entrevistados 49,4% homens e 50,6% de mulheres.
Foram também realizada a pesquisa sobre rejeição de candidatos, no modelo estimulada. A pergunta apresentada foi: “Sendo esses candidatos, em quem você não votará para prefeito?”. A maior rejeição ficou para Henrique Lopes, com 23%. Mário Marcelo recebeu 18,50% de votos em rejeição; depois foi Néria Buzatto, com 11%; Neto obteve 11,50%. Vaguinho apresentou o menor número na rejeição, 7,75%.
Avaliação da atual administração
A administração do atual prefeito, Mauro Barcellos, também foi avaliada nessa pesquisa. Veja o resultado: