Ícone do site F3 Notícias

Pesquisa mostra cenários e preferências do eleitorado de SP para eleição de governador

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas traz o ex-prefeito de Santo André-SP Paulo Serra (PSDB) entre os nomes mais lembrados na disputa pelo Governo do Estado de São Paulo de 2026. O tucano é citado em todos os sete cenários do estudo – chega a 6,5% da preferência dos eleitores, fazendo frente a players como Geraldo Alckmin (PSB), Pablo Marçal (PRTB), Alexandre Padilha (PT) e Márcio França (PSB).

Na primeira análise estimulada, Serra é lembrado por 3% dos paulistas para assumir o comando do Palácio dos Bandeirantes em 2027. O atual governador, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), aparece com 37,8% das intenções de voto.

Em prováveis cenários sem Tarcísio na disputa – devido a uma possível candidatura à Presidência da República -, Serra chega a pontuar entre 5,1% e 6,5%. Sem Marçal (16,2%) [quem a Justiça Eleitoral tornou inelegível, há pouco mais de um mês] na disputa pelo Governo do Estado, o desempenho do ex-prefeito de Santo André dispara, chegando a empatar tecnicamente com Padilha (8%) – um dos nomes mais cotados pelo PT para disputar o Poder Executivo paulista no ano que vem.

Na análise de Serra, o levantamento do Paraná Pesquisas ratifica o trabalho reconhecido tanto pelos andreenses, como por todo o ABC Paulista e Região Metropolitana de São Paulo. Prefeito por dois mandatos consecutivos, o tucano encerrou seu ciclo no Paço Municipal com uma aprovação de 80,1%, segundo análise do próprio Paraná Pesquisas de dezembro de 2024:

“Fico extremamente honrado com o reconhecimento dos paulistas que, certamente, acompanharam os oito anos de nossa gestão disruptiva em Santo André. Ao longo de dois mandatos, concedemos um novo ritmo à Prefeitura, com uma administração austera, entregando resultados na Saúde e na Educação, e estruturando a Segurança Pública e a Infraestrutura Urbana. Tudo isso, respeitando o dinheiro público e imprimindo eficiência nos serviços prestados”, lista o tucano, que preside a Executiva Estadual do PSDB em São Paulo e é casado com a deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania-SP).

Preparo e experiência
Formado em Economia, pela Universidade de São Paulo (USP), e em Direito, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Serra tem especialização em Administração Pública. É professor universitário e está prestes a embarcar para os Estados Unidos, para estudar Gestão em Harvard.

Antes de ser eleito e reeleito prefeito de Santo André, Serra foi vereador por dois mandatos e secretário municipal.

Já à frente do Executivo andreense, presidiu por três gestões o Consórcio Intermunicipal Grande ABC – associação pública formada pelas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Após oito anos de mandato, o tucano elegeu nas eleições de 2024 o sucessor, Gilvan Júnior (PSDB).

Metodologia
O levantamento do Paraná Pesquisas foi realizado de forma presencial, com 1.650 eleitores, em 86 municípios paulistas, entre 20/2 e 23/2. O grau de confiança da análise é de 95%, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

O estudo na íntegra está disponível no link https://paranapesquisas.com.br/pesquisas/parana-pesquisas-divulga-pesquisa-realizada-no-estado-de-sao-paulo-situacao-eleitoral-para-o-executivo-estadual-e-legislativo-federal-em-2026-e-avaliacao-da-administracao-estadual/

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile