A Secretaria de Saúde estabeleceu novas diretrizes para a aplicação de sobras de vacinas da Covid-19 a partir da sexta-feira (23) com a publicação da Resolução 16, que foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (26).
Segundo o documento, de acordo com o cronograma atual de imunização, terão prioridade no recebimento das sobras técnicas dos imunizantes as pessoas com idade acima de 25 anos. Essa dose será aplicada no período de 26 de julho a 4 de agosto. No período de 5 a 12 de agosto será a vez dos francanos que têm mais de 18 anos. Posteriormente, a partir do dia 13 de agosto, as pessoas com idade superior a 12 anos. Essa vacinação com a xepa será feita até o início de setembro.
“Os interessados em receber as doses provenientes de sobra técnica devem cadastrar-se, por meio do site da Prefeitura, pelo link www.franca.sp.gov.br/vacina, informando nome completo, idade, endereço, telefones para contatos, dentre outras informações. A convocação será feita pela equipe da Vigilância Epidemiológica por telefone, a partir dos dados informados no sistema de cadastramento, onde a pessoa deverá comparecer na Unidade de Saúde estipulada dentro do prazo de 45 minutos (desde que em tempo hábil para a aplicação dentro da validade da vacina, após a abertura do frasco), apresentando um documento com foto, CPF e a comprovação da idade”, detalhou a Prefeitura, em nota.
A pessoa deverá estar apta a receber a vacina, respeitando as contraindicações, de acordo com o Documento Técnico da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 do Estado de São Paulo de 12 de Julho de 2021 – 17ª atualização.
Lucas Souza, secretário de Saúde, explicou que as novas diretrizes foram adotadas tendo em vista a inclusão de novos públicos-alvos no decorrer da campanha, com a ampliação das faixas etárias. “Isso vai possibilitar a vacinação das pessoas dos próximos grupos. A resolução também atende a necessidade de garantir equidade no acesso das sobras técnicas provenientes dos frascos abertos das vacinas contra a covid-19, permitindo de forma transparente a integral utilização das vacinas, evitando a perda de doses”, apontou o chefe da pasta, em nota.
O prazo de validade das vacinas ao final do expediente de atendimento, após a abertura dos frascos multidoses, é de 48 horas para a AstraZeneca, 6 horas para a Pfizer e Janssen e 8 horas para a Sinovac/Butantan.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055