O professor e médico pneumologista Paulo Antonio Faleiros explicou que a ciência identificou até agora que pessoas recuperadas da Covid-19 conseguem manter imunidade para a doença pelo período de seis meses. O vírus que transmite o novo coronavírus é o SARS-CoV-2.
Ele reconhece que os estudos ainda não são completamente conclusivos. “A gente não sabe ao certo, mas até hoje parece que sim (o corpo tem anticorpos contra esse vírus após a pessoa ficar doente). Mas por quanto tempo vamos ficar imunes? A gente já conhece os outros coronavírus há vários anos e a gente não fica imune por mais que seis meses. Então, se você pegou o novo coronavírus, precisa manter as precauções. A gente ainda não conhece essa doença por inteiro”, detalha o especialista.
Pesquisadores holandeses disponibilizaram estudo no site Medrxiv, que divulga artigos ainda não publicados sobre ciências da saúde, afirmando que a imunidade ao novo coronavírus dura apenas seis meses. A necessidade de uma vacinação sazonal seria importante, dentro desse quadro. Essa situação já é recorrente no caso da gripe comum, que tem vacinação todos os anos.
Outro pesquisador sobre o tema, Oren Kobiler, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Tel Aviv, afirmou que outra questão a ser levantada é a possibilidade de uma imunidade não estéril. Nesse caso, o paciente infectado por uma segunda vez não desenvolve sintomas graves. “Mas não temos certeza de que isso realmente aconteça com esse coronavírus”, concluiu.
Em Franca, as pessoas que se recuperaram do novo coronavírus chegam ao número de 368, conforme dados desta quinta-feira (30).
Veja vídeo feito pelo pneumologista francano para falar sobre a imunidade relacionada à Covid-19:
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.