Wander Pereira da Silva, 23, morreu depois que uma caminhonete o atingiu no cruzamento das ruas Prudente de Moraes e Capitão Anselmo, no Cidade Nova. A colisão foi quase na frente da Prefeitura de Franca. O acidente foi neste domingo. A Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar o caso e identificar provas materiais que devem apontar falha do motorista da caminhonete.
Ele trabalhava como entregador e estava noivo.
A vítima voltava para casa para almoçar. A caminhonete atingiu o motociclista no cruzamento e a Polícia Civil vai analisar se houve infração ao cruzar o sinal vermelho.
Depois da batida, Wander foi arremessado contra o chão e sofreu diferentes lesões. Foi acionado o socorro, porém a vítima morreu no local.
A Perícia Criminal realizou levantamentos no acidente e laudo vai ser finalizado no prazo de 30 dias. A Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar as responsabilidades.
O corpo de Wander passou por necrópsia no IML de Franca e foi entregue a familiares para sepultamento na tarde desta segunda (3), no Cemitério Santo Agostinho.
Problema no trânsito de Franca
Leitores do F3 Notícias participaram de uma enquete popular e apontaram que a falta de capacitação dos motoristas na cidade é a principal causa dos acidentes em Franca. Essa opção foi escolhida por mais de 40 pessoas. O excesso de velocidade foi indicado como segundo ponto problemático e que é praticado por condutores na cidade. Para participar de enquetes e também dar sua opinião, acesse este link.
O trânsito em Franca tem sido uma dor de cabeça para muita gente e deixado tristes marcas para dezenas de famílias. Em 2024, 34 pessoas morreram no trânsito da cidade, número maior do que em 2023 (31 pessoas). O ano mais crítico no período entre 2015-2024 foi o ano de 2018, com 54 mortes. Esses dados são do Infosiga, governo do Estado.
A grande maioria das mortes envolveram motociclistas (36%) e, em segundo, os pedrestres (17%).
No ranking feito pelo Infosiga para todo o Estado, Franca aparece como a 19ª cidade mais violenta no trânsito no grupo de municípios com mais de 300 mil habitantes. O total dessa lista tem 25 cidades.
Por dia, em Franca, ocorrem seis acidentes de trânsito sem vítima falta. Essa média é referente a janeiro deste ano e é a maior média nos últimos cinco anos. Em 2019, a cidade registrava cerca de 4 acidentes de trânsito diários. Esse número chegou a cair entre 2020 e 2022, mas cresceu 50%. Os dados são do Infosiga.
Um acidente de trânsito causa prejuízos financeiros para os donos de veículos, mobilização de estrutura pública como Bombeiros, SAMU, Polícia, interdição de rua, demanda em pronto-socorro, UPA e hospitais particulares, além de levar pessoas a perderem dias de trabalho.
A maioria dos acidentes acontecem quarta à tarde, em geral, por volta das 17h, e principalmente dentro da cidade, nas vias urbanas.
A Prefeitura de Franca já divulgou que vem investindo para tentar prevenir acidentes de trânsito. Como medidas, em 2022, informou que instalou temporizadores semafóricos, também conhecidos como contadores regressivos. Essa medida passou a fazer parte do cotidiano viário da cidade no primeiro semestre de 2021, depois de um estudo global feito pelas principais vias onde os indicadores técnicos apontavam para a necessidade desses dispositivos, como forma de melhorar a orientação dos motoristas e aumentar a segurança no trânsito.
Leia também:
Média diária de acidentes de trânsito em Franca aumenta 50% em 2024