Milhares de motoristas utilizam a ponte que liga a cidade de Rifaina, na região de Franca a Sacramento, em Minas Gerais, diariamente. O trecho é turístico e ainda serve de caminho até Araxá.
Atualmente, há muitas reclamações sobre o estado de conservação e a ausência de manutenção rotineira nessa ponte, que fica sobre a Represa da Jaguara.
A estrutura, que liga os dois municípios mas é utilizada por pessoas de toda a região, é de responsabilidade federal e deveria estar sendo conservada por essa instância do poder público.
Mas como isso não está acontecendo de forma regular, existe um movimento político para tentar atribuir a responsabilidade pela manutenção e conservação para o DER-SP (Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de São Paulo). O órgão estadual teria condições de programar serviços.
Essa possibilidade está envolvendo políticos e lideranças de Franca com ligação ao governo estadual via o partido do PSD.
“A falta de manutenção na ponte vem causando preocupação entre os moradores, por isso, recorremos ao secretário de Governo do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab”, disse o vereador e presidente da Câmara Municipal de Franca, Daniel Bassi (PSD).
O parlamentar francano esteve reunido com Kassab, em companhia da empresária Flávia Lancha, em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, na última quinta-feira. Flávia assumiu liderança do PSD na região.
“Kassab garantiu que o DER-SP já se propôs a tomar a frente, junto ao Ministério Público Federal, para assumir a manutenção da ponte. Será um grande ganho para os motoristas de Franca e de toda a região, inclusive em Minas Gerais, já que o DER é muito mais ágil neste tipo de ação”, sugeriu Bassi.
O tema ainda vai ser tratado internamente e o DER-SP vai elaborar estudos. Gilberto Kassab é secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo e tem grande influência na estrutura da atual administração de Tarcísio de Freitas (Republicanos), além de ser um articulador político.
“SP nos Trilhos”
Kassab também está tomando frente na vinda do transporte ferroviário ligando São Paulo e Franca. “Kassab é o braço direito do governador Tarciso de Freitas e pode ajudar a destravar dificuldades que surgirem. Ele afirmou que este programa é prioritário e que o trecho entre São Paulo e Campinas logo será iniciado. Na sequência, serão feitos os trechos do Eixo Norte, para Ribeirão Preto, Piracicaba e Franca”, afirmou o presidente da Câmara de Franca.