Com a audiência pública e os contatos por aplicativo de mensagens, as contribuições populares apontaram que as mudanças para a nova concessão do transporte público municipal em Franca devem envolver: mais linhas de ônibus, mais intervalos e horários; melhoria no estado dos ônibus e redução da tarifa.
Essas prioridades foram ouvidas pela diretora-presidente da EMDEF (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) e presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, Milena Cristina Goulart Bernardino; Anselmo Corsi Diniz, presidente da Comissão Especial de Transporte; Eduardo Campanaro, procurador-geral do município; Marcos Aurélio Passeti, secretário de Segurança em substituição; Ana Flávia Silva de Souza, chefe da Controladoria Geral; Luciano Marangoni, gerenciador do transporte coletivo; e os engenheiros da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Luiz Carlos Mantovani Néspoli e Adolfo Mendonça.
Foram 190 contribuições, realizadas via WhatsApp e no evento: mais de 40% trataram de linhas de ônibus, intervalos e horários; 13,5% destacaram o estado dos ônibus e 9,5% solicitaram a redução da tarifa.
Durante a audiência pública, realizada no dia 11, o superintendente da agência explicou que a ANTP realizará os estudos sobre o transporte público no município. “Os participantes trouxerem mais elementos e pleitos. A opinião, mais os levantamentos técnicos, vão nos dar uma informação muito próxima do que é a questão do transporte em Franca. Nosso objetivo é construir uma rede que atenda os anseios da população dentro de um menor custo com mais eficiência e qualidade”, disse Luiz Néspoli.
Nas próximas semanas, a Prefeitura de Franca informou que serão realizadas mais duas audiências públicas ao longo da elaboração do projeto.