Mensuração feita pelo governo do Estado de São Paulo para avaliar nível de isolamento social não incluiu Franca entre os municípios em destaque. A cidade variou entre 45% e 59% de taxa de isolamento, quando o Comitê de Contingenciamento da doença no Estado indica 70% de taxa. Os dados analisados foram coletados entre 8 e 12 de abril, período de feriado de Páscoa.
“A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras”, informou nota do governo estadual.
O isolamento social é a principal medida indicada por especialistas da saúde para conter a epidemia do novo coronavírus. Ainda não existe vacina para a doença e medicamentos para combater a covid-19 estão em fase de teste. O novo coronavírus tem capacidade de contaminação maior do que outras síndromes respiratórias, tal qual o H1N1 e mesmo a gripe comum.
“O SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente) é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus”, detalha o Estado.
Por enquanto, essa mensuração está sendo feita em 52 cidades de São Paulo. Nesse período de feriado, os municípios que mais chegaram próximo dos 70% de nível de isolamento ou atenderam o recomendado foram Diadema (65%), Itapecerica da Serra (76%), Itatiba (71%), Itaquaquecetuba (67%), Ribeirão Pires (72%), São Vicente (68%).
Próximo a Franca, outra cidade com dados disponíveis é Ribeirão Preto. O nível identificado por lá variou de 46% a 54%, números um pouco semelhantes ao do município francano. Em Ribeirão, os casos de novo coronavírus já ultrapassaram os 160 e há quatro mortes. Franca divulgou boletim com 7 casos de covid-19 e uma morte, que é de um fisioterapeuta que morava em São Tomás de Aquino (MG) e fez tratamento no Hospital do Coração de Franca, mas acabou falecendo.