Ilsa Clara das Neves, 77 anos, queria atravessar a rua nesta quarta-feira (6), mas não conseguiu e ainda foi atropelada e morta após ter sido atingida por ônibus. A morte dela ainda não consta em estudo do Infosiga, mas a partida dela vai aumentar o número de vítimas fatais que os atropelamentos causaram em Franca entre janeiro e agosto deste ano.
Nesse período de oito meses de 2020, 27 pessoas perderam a vida quando atravessavam a rua, cruzavam a avenida ou andavam de bicicleta e acabaram atingidas por um veículo.
Esses dados constam no sistema Infosiga, mantido pelo governo do Estado e que aponta o cenário de violência que o trânsito causa em cidades paulistas. Em 2020, 31 pessoas morreram atropeladas em Franca nos primeiros oito meses do ano passado.
O projeto Infosiga tenta melhorar essa mortalidade no trânsito e aplicar dinheiro em medidas que as Prefeituras precisam buscar para alterar o cenário.
“Os convênios com o Governo de São Paulo destinam R$ 200 milhões para viabilizar mais de 8,5 mil intervenções propostas pelos municípios, como melhorias em ruas e avenidas, implantação de nova sinalização e iluminação, além de projetos de educação e fiscalização. O recurso vem das multas aplicadas pelo Detran.SP, revertendo o dinheiro da infração em mais segurança no trânsito. Atualmente, 304 cidades são parceiras do programa que já beneficia 96% da população do Estado”, informou o Infosiga, em nota.
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.