Ícone do site F3 Notícias

Prefeito ‘dá cobrada’ em deputados, mas não menciona que recebeu oferta de ajuda

Fotos: Divulgação/Assembleia Legislativa

A crise na saúde em Franca resvalou em discussão política nesta terça-feira (18). O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) comentou em seu anúncio sobre medidas restritivas que os deputados estaduais por Franca precisam auxiliar o município e disse que tinha enviado ofícios para solicitar apoio. O comentário foi feito no Facebook, durante live, por volta das 16h30, e teve um tom de cobrança leve sobre os parlamentares. Ambos os deputados disseram que receberam pedido de ajuda após o anúncio do chefe do Executivo. No caso da Deputada Graciela, ela ponderou que já tinha oferecido ajuda, mas não tinha recebido solicitação até então.

Alexandre Ferreira está no holofote da crise na saúde e também é o principal ator para determinar medidas que podem controlar a pandemia. O secretário municipal de Saúde, Lucas Souza, que poderia dividir o foco dessa tempestade praticamente não aparece nas entrevistas e tem um trabalho reservado para os bastidores e de caráter mais técnico.

Com relação aos deputados, Roberto Engler (PSB) divulgou que recebeu o ofício às 17h25, depois do comentário do prefeito sobre o pedido de ajuda. Ele não polemizou o tema, além de mencionar que recebeu o documento em horário posterior ao que Alexandre tinha sugerido. “Recebi, por volta das 17h25 desta terça-feira (18), ofício do prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, solicitando apoio nas cobranças junto ao Governo do Estado de São Paulo para a ampliação da estrutura hospitalar destinada ao atendimento de pacientes de covid na cidade”, comentou o deputado.

A Delegada Graciela (PL) foi um pouco mais contundente na resposta e divulgou que já esteve em duas oportunidades oferecendo apoio a Alexandre e perguntou quais demandas ele tinha. “Já estive duas vezes no gabinete do prefeito Alexandre Ferreira este ano e me coloquei à disposição para ajudar nas reivindicações junto ao governo estadual. Somente nesta tarde (18), às 17h18, após a entrevista coletiva do prefeito, recebi o ofício em que ele solicita ajuda para agilizar novos leitos de UTI Covid e também de enfermaria para atendimento a pacientes no município, uma vez que o sistema hospitalar entrou em colapso”, comentou a deputada, em nota.

Ambos apontaram que estão trabalhando para tentar sensibilizar o Estado. Engler disse que entrou em contato com as secretárias estaduais de Saúde, Desenvolvimento Regional e Casa Civil. Ele também reforçou que fez contato pessoal com Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional. Delegada Graciela adiantou que já havia conversado com o vice-governador Rodrigo Garcia, pedindo a ampliação dos leitos para Franca e Região.

“Compete à Prefeitura de Franca reforçar a fiscalização dos abusos, evitar aglomeração e manter o isolamento social através de suas equipes. A população também precisa fazer sua parte, usando máscaras, álcool e, principalmente, evitando aglomerações.Eu continuo à disposição do prefeito para ajudar no que for possível”, disse Graciela.

Conforme a deputada, ela atuou para que a Santa Casa de Igarapava não perdesse 10 UTIs Covid SUS e intermediou pedido de 30 respiradores que foram enviados para Franca anteriormente. Desses equipamentos, 10, segundo ela, estão instalados no Pronto Socorro Dr. Álvaro Azzuz.

O anúncio do prefeito ocorreu depois que o colapso da saúde em Franca já perdura por cerca de 1 mês, com fila de espera no PS por vagas para enfermaria e UTI. Só nesta terça-feira (18), 60 pacientes estão nessa fila de espera por atendimento em hospital. Além disso, a cidade registrou nove óbitos em um dia nesta segunda-feira (17), maior número em 30 dias.

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile