Rifaina fica a 73 quilômetros de Franca e a 170 quilômetros de Ribeirão Preto e o município concentra uma das principais atrações da região em questão de turismo. A prainha na cidade atrai milhares de visitantes durante finais de semana e feriados prolongados. Só de lanchas atracadas há 1,2 mil. Mas toda essa movimentação reduziu drasticamente porque o governo local fechou os acessos à praia e proibiu o trânsito de embarcações por conta da pandemia do novo coronavírus.
Até esta sexta-feira (5), Rifaina divulgou que não havia registro de caso positivo de Covid-19 e nem de suspeitos. Além de fechar o acesso aos principais pontos turísticos, a Prefeitura monta barreiras sanitárias para medir a temperatura de quem passa pela entrada principal. Os agentes de saúde contam com apoio da Polícia Militar para realizar o trabalho e orientar os poucos visitantes que ainda frequentam a cidade.
Com a possibilidade de flexibilização, com abertura de comércios e alguns setores da economia desde o dia 1º de junho, o governo municipal afrouxou algumas regras da quarentena. Contudo, o turismo, que é o principal fator de geração de renda na cidade, continua fechado.
“Estamos entre poucas cidades que tem 0 casos. Estamos trabalhando para que esse vírus não chegue a Rifaina e agora estamos na fase laranja. Hoje nós temos 1,2 mil lanchas no município, mas decidimos que as rampas estão interditadas e se decidirmos abrir, achamos que o vírus possa chegar rapidamente. Se a gente liberar, vai vir gente de toda a região”, explicou o prefeito da cidade, Hugo Lourenço.
“Quero pedir desculpas aos turistas e donos de lanchas, mas, infelizmente, e deixo bem claro, não vamos liberar (as rampas). A praia está interditada. Rifaina não pode receber muita gente. Estamos em isolamento. Espere um pouco mais. Nós sempre recebemos o turista com cortesia e alegria, mas agora, por favor turistas, esperem passar para voltar”, declarou o chefe do Executivo, em vídeo divulgado nas redes sociais.
No Estado, 548 municípios informaram ao governo estadual terem registrado ao menos um caso de Covid-19. Outras 97 cidades ainda não registraram teste positivo, como é o caso de Rifaina, Pedregulho, Cristais Paulista, Jeriquara, Ribeirão Corrente e Restinga.
Veja mensagem do prefeito de Rifaina: