A decisão em realizar lockdown em Franca ainda não foi acertada na Prefeitura, mas com a totalidade ocupada de leitos de UTI Covid SUS, o governo municipal agora enfrenta o gargalo de criar mais leitos no menor espaço de tempo. Para garantir a ampliação de vagas de UTI na cidade e na região vai ser preciso negociar com o governo estadual e começou tratativas para reativação do hospital de campanha no Hospital de Caridade. Ano passado, o espaço foi utilizado para manter leitos de estabilização.
Ainda não foi divulgado valores que podem ser investidos no Hospital de Caridade, que foi montado em 2020 com o Instituto Medicina do Além (IMA).
“Franca chegou aos 100% de ocupação de leitos, mesmo com o dobro de leitos. Há 15 dias esse número era de 61% (taxa de ocupação). Cobramos o Estado para ter planejmanento e estamos conversando com o Hospital de Caridade para abrir novamente o hospital de campanha. Vou falar uma coisa para vocês e vou ser muito sincero, se não tivermos o apoio e a conscientização de cada um, certamente teremos francanos morrendo sem atendimento. Não é hora de sair de casa, fazer festinha no final de semana. Só saia de casa em extrema urgência”, comentou o prefeito Alexandre Ferreira (MDB).
Ele salientou também que a Vigilância Epidemiológica está orientada a emitir atestado para quem tiver contato com pessoas que tiveram sintomas da covid-19 e a documentação é encaminhada por whatsapp. Isso vai permitir que a pessoa tenha comprovação para pedir o trabalho remoto ou solicitar afastamento no período de quarentena.
No Departamento Regional de Saúde de Franca, que engloba 22 municípios, Franca era onde ainda havia mais condições de atendimento em UTI. A partir desta terça-feira (16) esse cenário foi alterado. As demais cidades também apresentam alta demanda por pacientes.
Alexandre Ferreira vai reunir-se com setores econômicos nesta quinta-feira (18) para tratar sobre a possibilidade de lockdown e outras medidas.
Assista ao pronunciamento do prefeito de Franca:
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.