O prefeito Gilson de Souza começou sua transmissão ao vivo nesta sexta-feira (17) repercutindo discurso do presidente da ACIF, Tarciso Botto, proferido na terça-feira (14). O chefe do Executivo comentou que a entidade privada “tem muito dinheiro em caixa” e poderia ajudar na compra de leitos de UTI. Também ressaltou que o momento é de “união”, ao invés de ocorrer discurso com críticas.
“Eu queria fazer uma recomendação ao presidente da ACIF, que ele traz uma fala politicamente maldosa, tentando passar a responsabilidade de leito de UTI para mim (Executivo). Eu queria dizer ao presidente que a ACIF tem muito dinheiro e que ele poderia comprar um pouco de leito de UTI para seus associados. Por que a ACIF tem os seus associados, que precisam estar juntos. Esse momento que estamos vivendo é de união, precisamos estar mais unidos, porque a doença já é forte e se agora a gente estiver misturando política com o momento de doença, esse não é o caminho. O leito de UTI é de responsabilidade do Estado”, defendeu Gilson de Souza.
Durante sessão da Câmara nesta terça, Botto alegou que o Executivo municipal não tem agido com eficiência para combater a crise social e econômica gerada por conta da pandemia do novo coronavírus. A ACIF emitiu comunicado e o protocolou no Legislativo em que há crítica ao governo municipal.
“Franca está pagando um custo muito alto por algumas situações que não estão evoluindo. Eu tenho tentado, incansavelmente, falar com nosso prefeito, nós temos um trabalho de interrelação profícuo, que funciona; mas é preciso realizarmos algo. Nós não podemos caminhar mais desse jeito. Tem-se falado de mais 20 leitos (para Franca). Não sou da área da saúde, mas pergunto se será esses 20 leitos o número necessário para avançarmos para a fase 2, para a fase 3 (do Plano SP, que flexibiliza a quarentena e permite o funcionamento de setores da economia)? O controle dessa pandemia depende de uma série de fatores. A população precisa contribuir e tem feito, mas é preciso muito mais. Nós, uma entidade de classe, sentimos a necessidade do poder público municipal, juntamente com os senhores (Câmara), tomar providências efetivas. Não se percebe isso”, afirmou Tarciso Botto na Câmara, dia 14.
“Na semana passada meu deu um clique, eu tentei falar com nosso prefeito e eu iria pedir para ele: ‘Senhor prefeito, assuma a cidade de Franca, por favor.’ Nós não podemos ficar a mercê do governo do Estado e do governo federal para cadastrar leitos de Covid na nossa cidade. Se o governo do Estado não fizer, se o governo federal não fizer, vamos ficar a mercê disso? A Acif percebe que é possível fazer diferente, mas eu não vim aqui falar sobre como fazer, mas em tom de manifesto e apelo para pedir a participação dos senhores (Câmara)”, ainda discursou o presidente da Acif.
Veja vídeo do prefeito
Discurso do presidente da ACIF na Câmara