O temor que um aumento de casos positivos de novo coronavírus em Franca volte a pressionar o sistema de saúde local fez com que o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) desse declaração para pedir “cuidado” às pessoas durante circulação na cidade. A fala dele foi feita durante live transmitida em sua página no Facebook, quando lançou o Programa Vale Renda Franca, na segunda-feira (22).
O maior perigo de transmissão da covid-19 ocorre quando há aglomeração de pessoas. Na avaliação da Secretaria Municipal de Saúde repassada ao prefeito, o contágio pode ser impulsionado pela reunião de pessoas em restaurantes, bares, igrejas, academias e outras atividades em locais fechados.
O Departamento Regional de Saúde de Franca (DRS-VIII) entrou na fase laranja do Plano São Paulo nesta semana, o que permitiu que diversos setores voltassem a funcionar recebendo clientes. Apesar dessa condição, toda a região formada por 22 municípios pode regredir para a fase vermelha caso haja aumento de casos da doença.
“Mesmo estando estabilizados, vamos continuar entendendo nossos números e vamos intervir antes da fase vermelha, para não chegar ao que aconteceu em Araraquara (que teve decreto de lockdown depois de aumento de casos e descoberta da nova cepa do SARS-CoV-2, que é mais contagiosa). Cuidado com restaurantes, bares, igrejas, academias, em todas as atividades. Quando todo mundo se junta em um desses locais, há o risco de contaminação”, alertou Alexandre Ferreira.
Ele não especificou que medidas podem ser implantadas para frear o contágio, mas devem estar na lista um maior rigor no funcionamento de setores econômicos.
Só em Franca há 3.339 casos ativos de pacientes infectados até esta terça-feira (23). Esse número tem caido desde a última semana por conta do número de pacientes que estão se recuperando, mas não está ocorrendo a confirmação de tantos casos positivos.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.