Na sessão da Câmara de Franca, nesta terça-feira, os vereadores podem indicar um movimento contundente para fiscalização de ações do prefeito Alexandre Ferreira (MDB) em torno de aumento de gastos.
De autoria do vereador Daniel Bassi (PSDB), que vem dando sinais de atuar com certa oposição ao governo municipal, será votado o Requerimento 342/2023 questionando informações sobre o aumento de aproximadamente 855,56% nos gastos do gabinete do prefeito fixado na LOA de 2022 (R$ 450.000,00) para a LOA de 2023 (R$ 4.300.000,00), referente à ação 2204 – publicidade institucional, realizadas no mês de março de 2023.
Também será debatido o Requerimento 351/2023, de autoria do vereador Zezinho Cabeleireiro (PP), solicitando a Prefeitura para que informe ao legislativo francano quais providências estão sendo tomadas no sentido de modernizar e melhorar a iluminação das escolas do município.
O vereador Gilson Pelizaro (PT) apresentou o Requerimento 353/2023 para obter informações sobre o Concurso Público nº 2/2023, o qual prevê o preenchimento de 38 vagas para Diretores de Escola.
A gestão de Alexandre Ferreira tem derrapando e recebido muitas críticas em torno de três assuntos principais: o caos na saúde e a demora em dar resposta na articulação para gerir a falta de leitos e os atendimentos nas unidades de saúde municipais; a forma como vem direcionando algumas políticas envolvendo servidores municipais, principalmente no caso de diretores e da enfermagem; bem como os gastos com publicidade própria.
Ainda, os vereadores vão votar o Requerimento 354/2023 Ementa: Requer informações sobre o Concurso Público nº 5/2022, acerca das vagas para o emprego público de Agente de Controle de Vetores.
Na Câmara de Franca, Alexandre Ferreira tem conseguido evitar grandes embates e estancar avanços pontuais da oposição. Com esses novos requerimentos surge novo momento para verificar como a fiscalização dos vereadores vai atuar. Ainda haverá desdobramento, com o prazo que a Prefeitura tem para responder aos questionamentos.