Os vereadores de Franca aprovaram a montagem de duas comissões processantes contra o prefeito da cidade, Gilson de Souza. A criação das duas comissões aconteceu na manhã desta terça-feira, após discussão de protocolos feitos por munícipes na semana passada questionando o Executivo.
O vereador Marco Garcia vai presidir a comissão que avaliará possíveis irregularidades no não repasse de emendas impositivas do ano passado, previstas em orçamento. Já houve questionamento judicial com relação ao tema.
Nessa comissão também estão Tony Hill, como relator; e Della Motta, como membro integrante. Os suplentes são Carlinho Petrópolis, Cristina Vitorino e Ilton Sérgio Ferreira.
A comissão para verificar atraso na exoneração de comissionados tem na presidência Claudinei da Rocha. O relator é Pastor Otávio, enquanto o terceiro membro é Donizete da Farmácia. Arrozinho, Corrêa Neves Jr. e Nirley de Souza são suplentes.
Os próximos passos das duas comissões serão divulgados por seus presidentes. O prefeito agora será notificado no prazo de cinco dias para produzir sua defesa. Ele terá 10 dias para protocolaram esse documento.
Depois dessa fase, as comissões terão cinco dias para emiter parecer, tanto podendo prosseguir ou arquivar a denúncia. No caso de prosseguimento, haverá uma sessão de julgamento para decidir pela absolvição ou não.