O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) e o presidente da Francana Anderson Silva tinham acordo verbal para que a Prefeitura de Franca apoiasse as categorias de base sub-15 e sub-17 e permitisse que os times disputassem os campeonatos paulistas. Porém, esse acordo não foi para frente.
Conforme apurado, a Prefeitura de Franca comunicou ao presidente do clube que não poderia mais fornecer apoio. Essa informação foi repassada nesta semana. Diante da reviravolta, Anderson Silva informou nos bastidores que colocou o cargo à disposição.
A Prefeitura e a Francana têm sido parceiras há pelo menos dois anos para permitir que o futebol de base do clube pudesse disputar os campeonatos paulistas das categorias sub-15 e sub-17. O convênio era feito entre a Feac, autarquia municipal, e a Pró Franca, associação criada para gerenciar o futebol da Francana.
A categoria de base da Veterana é formada por cerca de 90% de jovens jogadores de Franca e procura revelar esses atletas não só para o time principal como para outras equipes do futebol paulista. A disputa dos campeonatos oficiais da Federação Paulista de Futebol acaba sendo a vitrine para isso ocorrer.
A desistência da Prefeitura em apoiar a Pró Franca gerou incômodo em Anderson. Ele já vem enfrentando dificuldades para gerenciar o clube principalmente depois da pandemia. Neste ano, por conta da falta de patrocínio, a diretoria comandada por ele decidiu não manter o time no Campeonato Paulista da Segunda Divisão para evitar endividamento.
O clube ainda passou por leilão de sua sede neste ano por conta de uma dívida trabalhista de mais de 10 anos atrás, mas ninguém ofereceu lance.
A participação nos campeonatos paulistas sub-15 e sub-17 seriam as primeiras competições da agremiação neste ano. Os times já estavam formados e treinando, principalmente por conta do acordo verbal que Alexandre Ferreira havia feito com Anderson Silva.
Cada equipe é formada por pelo menos 24 jovens e a comissão técnica tem entre quatro e seis profissionais.
Um dos destaques da base da Francana nesses três últimos anos é o zagueiro/volante Alemão. Ele disputou o sub-17 da equipe em 2019 e a Copa São Paulo de 2020. Acabou levado pelo Corinthians e treina até hoje no Timão. O jogador é francano.
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.