Durante coletiva de imprensa que é realizada na tarde desta terça-feira (7), o secretário municipal de Saúde, José Conrado Netto, afirmou que Franca é o epicentro de contágio da pandemia da Covid-19 no interior do Estado.
Ele afirmou que o isolamento na cidade precisa aumentar para evitar um aumento ainda maior de contágio da doença. “Recebemos muitas denúncias de jogos de futebol e de festas em residências com mais de 50 pessoas. Esse não é o momento. Precisamos muito nos cuidar”, alertou o secretário.
Ele confirmou que neste final de semana o sistema de saúde pública teve lotação máxima nas UTIs em toda a DRS VIII. Não havia leitos nas Santas Casas de Franca, São Joaquim da Barra e Ituverava. A DRS VIII é a regional de saúde que engloba 22 municípios, incluindo Franca.
“Quero esclarecer que só podemos comprar leito em hospital particular se a regulação informar que não há para onde levar o paciente. Neste final de semana chegamos a ficar com todos os leitos de UTI ocupados, em Franca, São Joaquim da Barra e Ituverava. Mas foi possível atender a demanda e nenhum paciente ficou sem atendimento”, afirmou José Conrado.
Conforme a prefeitura, já foram gastos até agora R$ 10 milhões em ações de combate à pandemia. No total de testes, mais de 1 mil exames RT-PCR já foram realizados em Franca, menos de 1% da população da cidade.
Sobre a ampliação de UTIs, há 12 equipamentos a serem ligados em Franca e São Joaquim da Barra. Ainda foi solicitado mais 20 leitos para Franca por meio do governo do Estado. Ainda não houve liberação total dessas unidades.
Assista à coletiva ao vivo