Alexandre Ferreira (MDB) afirmou que a sindicância instaurada na Prefeitura para averiguar possível desvio de vacinas contra a covid-19 em Franca vai divulgar um relatório prévio nesta quinta-feira (29). O procedimento de apuração foi iniciado na terça-feira (27), um dia após a lista com nomes ter sido divulgada.
“Desde o começo do nosso governo, temos buscado total transparência nas ações. Não aceito e nem compactuo com erros cometidos pelos nossos colegas servidores. Quando soube de possíveis inconsistências na relação de vacinados de covid, determinei a abertura de uma sindicância para apurar esses possíveis desvios. Determinei (também) que a Auditoria da Prefeitura apresente até esta quinta-feira um relatório preliminar do que está sendo feito”, disse o prefeito nesta quarta-feira, em vídeo divulgado em suas redes sociais.
Ainda não há horário especificado para a divulgação dessa avaliação prévia da listagem. No município, 51.041 pessoas já receberam a primeira dose e o total de imunizados (que receberam a segunda dose) está em 27.548, de acordo com dados do Vacinômetro do Estado de São Paulo. A cidade está entre as piores em taxa de aplicação da primeira dose. Ocupa até agora a posição de número 442, entre 645 municípios. Nessa estatística feita pelo Estado, a Prefeitura conseguiu aplicar a primeira dose em 14,3% da população, que é de 355.901 habitantes. A cidade que mais aplicou a primeira dose em São Paulo é Serrana (65,1% da população) e em segundo lugar aparece Turmalina, com 34,8%.
O Departamento de Ouvidoria, Corregedoria e Controladoria e Controle Interno está fazendo sindicância em listagem de pessoas vacinadas contra a covid-19 em Franca. Existe a suspeita que perto de 1 mil doses foram desviadas do grupo prioritário para serem utilizadas em pessoas que estavam fora dessa prioridade prevista no Plano Nacional de Imunização, do governo federal.
Ainda nesta quarta-feira (28), o secretário municipal de Saúde, Lucas Souza, afirmou a vereadores que a averiguação de irregularidades será feita de forma rígida e o governo municipal “não será omisso”. Ele participou de uma reunião com a Frente Parlamentar de Enfrentado ao Coronavírus e debateu com Donizete da Farmácia (MDB); Carlinho Petrópolis Farmácia (PL); Daniel Bassi (PSDB), Marcelo Tidy (DEM), Gilson Pelizaro (PT), Lurdinha Granzotte (PSL) e Zezinho Cabeleireiro (PP).
Um vereador também está sendo designado para acompanhar o trabalho da Ouvidoria e a indicação é que Gilson Pelizaro seja o escolhido. O vereador foi quem propôs a lei que obrigou a Prefeitura a divulgar a lista de vacinados.
Em seu pronunciamento sobre o caso, Alexandre Ferreira eximiu-se de culpa direta pelo possível problema das vacinas. Ele ponderou que não pode estar em todos os lugares para fiscalizar. “Um prefeito não tem como estar em todos os lugares, nem acompanhar tudo bem de perto. Não tenho como acompanhar um a um porque tudo acontece ao mesmo tempo. Por isso eu peço a sua ajuda. Aponte para nós qualquer coisa que você veja e ache que pode estar errado. Pode mandar para mim no zap, trás para mim pela ouvidoria. Eu vou consertar. Vamos agir com transparência”, discursou.
Veja o que Alexandre Ferreira falou sobre o fura-fila:
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055