Soluções para tratar o risco iminente de falta de leitos para atender pacientes em estado grave na região da Alta Mogiana foram as pautas principais da reunião que reuniu prefeitos e lideranças de 17 cidades. A região tem, ao todo, 23 municípios. O encontro político resultou na criação do Comitê Emergencial Regional de Enfrentamento à Covid-19. O prefeito de Franca, Gilson de Souza, encabeçou o encontro, que começou a ser articulado na semana passada.
As propostas apresentadas no encontro, que teve participação presencial e on-line de chefes dos Executivos da região, foram:
1) a união regional de toda a infraestrutura hospitalar em uma base compartilhada de dados para atendimento de pacientes tanto em leitos clínicos quanto em UTIs, com contato direto entre as equipes de enfrentamento de cada município;
2) a contribuição de cada município, com recursos humanos e financeiros, para manter os leitos de UTI atuais e os que serão ampliados, de acordo com a necessidade e demanda de cada cidade;
3) união de esforços para se ampliar, urgentemente, no mínimo mais 40 leitos de UTI nas seguintes cidades e com a devida proporção: Santa Casa de Ipuã: 10 leitos; Santa Casa de São Joaquim da Barra: 5 leitos; Santa Casa de Ituverava: 5 leitos; Santa Casa de Igarapava: 10 leitos; e Santa Casa de Franca: mais 10 leitos.
Depois das tratativas locais, os prefeitos fizeram contato com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo, liderada por Marco Vinholi, para solicitar a imediata liberação de mais equipamentos, leitos de UTIs e verbas para custeio destes leitos nas Santas Casas das cidades acima.
“A Santa Casa de Franca, com os 10 respiradores enviados na quinta-feira passada pelo Governo Estadual, e os R$ 1.400.000,00 repassados pela Prefeitura, já colocou mais 3 leitos de UTI em funcionamento. Outros 2 entram em operação entre amanhã (28) e quarta-feira (29) e, em breve, os outros 5 leitos estarão prontos para atendimento”, previu nota da Prefeitura de Franca.
A abertura de novos leitos na Santa Casa de Franca segue em um impasse. Gilson de Souza chegou a dizer nesta segunda (27) que o governo municipal tenta repassar dinheiro para o hospital desde sexta-feira e não consegue. A instituição informou que o termo de contrato teve erros e por isso ainda não foi possível efetivar a contratação.
Entre os tópicos tratados, os representantes dos municípios ressaltaram que esse comitê deve continuar a trabalhar mesmo após a pandemia, como ação contínua de fortalecimento regional da infraestrutura de atendimento em saúde dos 23 municípios da Alta Mogiana.
No decorrer desta semana, outras reuniões entre os líderes dos municípios estão programadas. Entre elas, a vinda do prefeito de Morro Agudo, o médico Vinícius Cruz de Castro, que se reunirá com o prefeito Gilson de Souza nesta terça-feira (28), às 10h, no gabinete, em Franca.
*Matéria editada às 22h24 para acréscimo de informações.
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.