A Prefeitura de Franca aguarda posicionamento dos vereadores em sessão ordinária na terça-feira para dar andamento à obra de readequação do cruzamento das Avenidas Champagnat com a Dr. Ismael Alonso y Alonso. O trecho atualmente é sufocado com trânsito maior do que suporta e é comum ao longo do dia picos de congestionamento e formação de filas de veículos tanto na Ismael Alonso y Alonso, sentido Galo Branco, como na Champagnat, em ambos os sentidos.
O Executivo enviou para a Casa de Leis o Projeto de Lei nº 01/2020, que autoriza abertura de créditos adicionais no Orçamento Fiscal deste ano no total de R$ 4.626.844.16. Antes de a votação acontecer nesta terça, houve audiência pública na segunda-feira para discutir o projeto. A reunião foi presidida pelo vereador Pastor Otávio Pinheiro.
“[A construção do sistema viário] é uma intervenção que se faz necessária. Temos uma dificuldade naquele local, principalmente em horário de pico, e essa obra vai solucionar esse problema. Entendo que o objetivo maior da audiência foi alcançado”, comentou Pastor Otávio.
O mesmo projeto de lei também prevê obra no Centro Esportivo do Jardim Aeroporto II para contemplar melhorias envolvendo quadra, campos de futebol society e de areia, vestiários, sanitários, arquibancadas, depósito com área de serviço, rampas de acesso, bancos de concreto, alambrados, instalação de energia elétrica e iluminação. O valor previsto para essa intervenção é de R$ 1.344.347,29.
No pacote ainda foi incluída a construção da estação elevatória de esgoto no Condomínio Habitacional do Residencial Copacabana, no valor de R$ 242.644,07. E, por fim, há recursos para pagamento de duas bombas submersíveis, já adquiridas, destinadas à estação elevatória, no valor total de R$ 39.852,80. Os recursos para cobertura dos créditos adicionais autorizados são de origem de superávit financeiro, provenientes de bônus de assinatura do pré-sal transferidos pela União.
Também participaram do evento o secretário municipal de Finanças interino, Deyvid Silveira; a contadora da Câmara, Ana Virginia Eleuterio; e o servidor da Prefeitura de Franca, Paulo Souza. Também estavam presentes os vereadores Adérmis Marini (PSDB) e Ilton Ferreira (DEM) e representantes dos grupos UDECIF (União de Defesa da Cidadania de Franca) e Observatório Social do Brasil – Franca. Os vereadores Cristina Vitorino (Republicanos) e Kaká (PSDB) estavam representados pelos seus assessores parlamentares.
Durante a audiência, os vereadores Adérmis Marini e Ilton Ferreira questionaram detalhes sobre a verba originada do pré-sal. “Acho que todo projeto deveria ter audiência pública. Daria mais transparência e evitaria gastos de milhões com comunicação e propaganda”, defendeu Ilton. “Hoje em dia nós falamos em extrema transparência. Se tem dinheiro do contribuinte envolvido, e é uma grande quantidade de dinheiro, por que não fazer uma audiência pública?”, indagou William Karan, do Observatório Social de Franca, que estava na audiência.
Para embasar o projeto no cruzamento das avenidas, a Prefeitura de Franca informou que foram entrevistas 131 pessoas nas proximidades do trecho. Conforme detalhamento apresentado no evento, 74% reconheceram a necessidade de intervenção. A obra terá resultado efetivo muito importante”, defendeu o secretário interino de Finanças, Deyvid Silveira.
Entre os problemas apresentados com relação à obra é que a praça do cruzamento deixará de existir e ela é denominada “Miguel Eugênio Vieira Bittar” (lei municipal nº 3.382/1988). A prefeitura encaminhou projeto para dar nome ao futuro sistema viário de “Dr. Wiliam Wanderley Jorge”, mas na semana passada o projeto foi adiado por oito sessões.
“O Executivo nos deixou numa saia justa para aprovar esse projeto”, reclamou Pastor Otávio. O secretário de Finanças interino sugeriu que uma das áreas verdes do sistema viário poderia receber o nome de “Miguel Eugênio Vieira Bittar”.
Assista à sessão da Câmara no F3 Notícias: