Os leitos de UTI para pacientes com Covid-19 serão ampliados em Franca a partir da próxima semana. A Prefeitura de Franca divulgou que contratou 10 novos leitos no Grupo Santa Casa. Eles serão instalados no Hospital do Coração, unidade que faz parte do grupo hospitalar. O valor a ser repassado para garantir essa ampliação no atendimento é de R$ 1,4 milhão.
A definição de contratar esses leitos aconteceu no mesmo dia que a cidade registrou recorde de casos positivos de Covid-19. Nesta quinta-feira, 54 pessoas receberam o diagnóstico positivo. Esse número maior ocorreu por conta de uma grande testagem particular que foi feita e um número maior de resultados retornados do Instituto Adolfo Lutz. Entre os casos ativos, de pessoas que atualmente estão doentes, são 461 pacientes. A maioria deles está com determinação para isolamento domiciliar. Pessoas internadas na UTI do SUS somam 17 e na rede particular de saúde, 11.
Além disso, o governo municipal confirmou nesta quinta que passará a realizar mais testes diários a partir das próximas semanas. Atualmente a média é de 50 exames por dia e esses procedimentos passarão para 350 diários. Esse crescimento na testagem pode aumentar os casos positivos.
“A Prefeitura de Franca definiu nesta quinta-feira, 16, a contratação de 10 novos leitos de UTI-SUS na Santa Casa de Misericórdia para atendimentos de pacientes com Covid-19 e segue pleiteando mais 10 unidades imediatas por parte do Estado”, informou o governo municipal por meio de nota. A estrutura atual conta com 22 leitos pelo SUS e com essa contratação, a capacidade de atendimento passará para 32 leitos. Conforme boletim epidemiológico de quinta-feira, havia 17 pessoas internadas em Franca em estado grave.
“Essa providencia emergencial tem por objetivo garantir o mínimo de estrutura capaz para acolher com segurança as eventuais ocorrências envolvendo pacientes locais e da região (o hospital é referência) que necessitem desse tratamento mais avançado, com auxílio de respiradores”, apontou a Prefeitura.]
A decisão em antecipar as medidas, ao invés de aguardar posicionamento do Estado e do Ministério da Saúde foi tomada após reunião do prefeito Gilson de Souza com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, a direção da Santa Casa e representantes do governo de São Paulo.
Nesse encontro remoto, o Estado ponderou que trâmites administrativos impedem maior agilidade para atender a demanda do município. Desde semana passada há o anúncio de 37 novos respiradores para a regional de saúde de Franca por parte do governo estadual, porém ainda não houve efetiva implantação desse estrutura de atendimento.
Enquanto a burocracia emperra procedimentos na área da saúde, a situação em Franca com relação a leitos de UTI está em estado crítico e por mais de uma vez, desde o final de semana passado, toda a estrutura chegou a ficar completamente ocupada com pacientes dependendo de respiradores.
Nesta sexta-feira (17), detalhes desse contrato estão sendo finalizados e Gilson de Souza confirmou que fará comunicado oficial às 16h pela rede social. O F3 Notícias vai divulgar ao vivo as informações.
A ampliação de leitos pode representar para o Departamento Regional de Saúde VIII (DRS VIII), a qual Franca pertence, a possibilidade de avançar no Plano SP para flexibilizar a abertura de setores da economia. A regional local está na fase vermelha, a mais restritiva.