A Secretaria Municipal de Segurança, numa parceria com a Guarda Civil, Polícias Militar e Civil, está desenvolvendo trabalho para identificar os infratores que estão praticando os furtos de fiação elétrica em diversos pontos da cidade. Esses crimes estão gerando prejuízos materiais aos cofres públicos e comprometendo o trânsito em alguns setores, já que a subtração dos fios tem causado a interrupção do funcionamento dos semáforos.
A Prefeitura divulgou que está sendo reforçado o patrulhamento dessas corporações nos locais que têm sido alvo dessas ocorrências com maior frequência.
“Através de investigações em andamento, alguns suspeitos de crimes recentes de furto de equipamentos e fiação, a partir das caixas de controle, passaram a ser monitorados. Os mais recentes registros, alguns no último final de semana, foram identificados entre o Jardim Redentor e o Parque Vicente Leporace, envolvendo dispositivos nas Avenidas Moacir Vieira Coelho e Abrahão Brickmann”, informou o secretário de Segurança, Marcus Araújo.
Nas praças e áreas de lazer, que a Prefeitura tem realizado manutenções periódicas, substituindo em muitas delas as luminárias, os furtos também têm se repetido. Nos Jardins Bueno, Brasilândia, Consolação, entre outros, as equipes de elétrica da Secretaria de Infraestrutura depararam-se com estragos causados nas caixas de concreto, construídas para fins de manutenção. A partir do rompimento dessas estruturas, os infratores subtraem os cabos elétricos, que têm fácil comercialização.
Combate a receptação
“Buscando complementar o trabalho pós-identificação dos responsáveis pelo furto, uma outra frente de inteligência atua para chegar aos receptadores. Isso porque, na medida em que adquirem os produtos de origem duvidosa, eles assumem a co-responsabilidade pela prática delituosa e serão chamados a responder por seus atos”, divulgou a Prefeitura, em nota.
Ainda nesse final de semana foram detectadas situações de furtos de fiação (comprometendo os semáforos) na avenida Dom Pedro I, entre o Jardim Planalto e bairro Nova Franca e também no Jardim Ângela Rosa, na avenida Eliza Verzola Gosuen.
A Prefeitura solicitou a colaboração das pessoas, denunciando situações suspeitas que estejam ocorrendo em qualquer horário e locais da cidade. Entre os telefones que podem ser acionados estão os da Guarda Civil (153) e Polícia Militar (190). Não é preciso identificar-se, apenas informar onde está ocorrendo o fato suspeito.
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.